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Lucro da Inapa cai 70% em 2005

O Grupo Inapa, um dos líderes da distribuição europeia de papel, registou no exercício de 2005 um resultado líquido consolidado de 1,59 milhões de euros, um quebra de 70,3% face aos 5,36 milhões de euros verificados em 2004. Em comunicado a empresa consid

21 de Março de 2006 às 08:32
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O Grupo Inapa, um dos líderes da distribuição europeia de papel, registou no exercício de 2005 um resultado líquido consolidado de 1,59 milhões de euros, um quebra de 70,3% face aos 5,36 milhões de euros verificados em 2004. Em comunicado a empresa considera que apesar de positivos, estes resultados ficam «aquém daqueles que o Grupo gostaria de apresentar».

A empresa justifica a queda de 70% dos lucros em 2005 com a «conjuntura desfavorável», em especial nos mercados da Alemanha, devido «à instabilidade vivida no período pós-eleitoral até à formação do governo» e da França, devido à forte agitação social» que se reflectiram «negativamente na economia e na actividade do Grupo que tem nestes mercados 75 % do seu volume total de negócios», refere.

O volume de vendas do Grupo Inapa aumentou 5,4% face a 2004 para as 1,1 milhões de toneladas. Em termos de valor, as vendas do Grupo cresceram 2,2% face a 2004 para os 1,06 mil milhões de euros, «sendo este o terceiro ano consecutivo de crescimento».

Outro dos factores que afectou os resultados do Grupo Inapa foi a queda dos preços do papel devido aos custos cada vez mais elevados «dos preços do petróleo e dos custos do transporte».

Segundo a Inapa «o preço médio de venda do Grupo caiu 3,3 %, em 2005, face a uma queda média de 2% verificada no mercado», uma redução que resultou, «fundamentalmente, do acréscimo no Grupo Inapa, do peso relativo das vendas do segmento ‘indent’ e do aumento das vendas em países de preço médio de venda mais baixo».

O valor do EBITDA, antes de custos não recorrentes, situou-se em 35,7 milhões de euros, o que representa um queda de 13,9% face aos 41,5 milhões de euros registados em 2004, «em consequência da quebra das margens brutas motivada pela erosão dos preços unitários», acrescenta.

Ao nível dos volumes e montantes transaccionados, «o Grupo teve um desempenho médio melhor que o dos mercados em que opera. A Alemanha reforçou o seu peso como mercado com mais vendas do Grupo, representando 52,9% do seu total, seguido da França com 23,9%».

Inapa reforça presença na Europa e diversifica área de negócios

Em 2005 o Grupo Inapa deu continuidade «à política de racionalização e optimização operacional». Tendo em conta a «envolvente externa de estagnação dos volumes de venda e de uma continuada pressão sobre os preços, com os necessários reflexos ao nível das margens», o Grupo centrou a sua acção no controlo dos custos operacionais e na melhoria do modelo de negócio, de forma a permitir minimizar «os efeitos adversos da conjuntura».

A empresa prosseguiu o aprofundamento das sinergias nos mercados onde já operava. Na Suiça, depois da aquisição da Baumgartner Papier no segundo semestre de 2004, e lançado o processo de integração com filial Inapa Suíça, a empresa registou uma «melhoria nos respectivos resultados de cerca de meio milhão de euros».

A Inapa reforçou ainda a sua presença na Bélgica através da aquisição da distribuidora Olympia, passando a deter uma «quota próxima dos 10%, com um volume de cerca de 25 mil toneladas/ano, estimando-se que em resultado desta concentração se venham a gerar sinergias superiores a 500 mil euros anuais».

A empresa liderada por Vasco Pessanha diversificou a sua área de negócios. Em Espanha a empresa de distribuição de papel iniciou a «prestação de serviços logísticos e de armazenagem a terceiros», «tirando partido da sua estrutura e capacidade logística e do seu excelente posicionamento geográfico». No mercado alemão a empresa criou uma sociedade de aquisição de créditos.

As acções da Inapa [ina] seguiam a valorizar 0,29% para os 3,42 euros. Desde o início do ano, a Inapa acumula um ganho de 20,42%.

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