Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro da Parpública cai para seis vezes menos

O lucro da Parpública reduziu-se tendo em conta que, em 2015, os resultados tinham beneficiado pela venda da TAP. Contudo, a administração da empresa congratula-se com o aumento dos dividendos.

Correio da Manhã
  • 2
  • ...

A Parpública registou uma forte quebra dos seus lucros em 2016, que se deveu sobretudo à operação de privatização da TAP que tinha beneficiado o resultado líquido no ano anterior.

 

Se em 2015 os lucros da empresa pública que gere participações sociais alcançaram 595 milhões de euros, no ano seguinte houve uma quebra para 94 milhões. É seis vezes menos, segundo revela o comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

O resultado antes do impacto de juros e impostos (EBIT) afundou de 790 para 279 milhões de euros, uma redução "justificada, sobretudo, pelo facto de os resultados de 2015 se encontrarem influenciados pela reversão da totalidade da provisão dos capitais próprios do grupo TAP, no montante de 511,86 milhões de euros".

A TAP está em processo de alteração de parte da privatização ocorrida em 2015, sendo que deverá concretizar-se em Maio a transacção que dará ao Estado 50% da companhia aérea.

 

"Relativamente ao ano de 2016, merece referência o aumento em cerca de 40,6% do valor dos dividendos pagos pelas participadas, contrariando uma tendência decrescente que se vinha observando desde 2012", indica o relatório da companhia, que é accionista, entre outras, da Companhia das Lezírias, Águas de Portugal, EPAL e Estamo.

 

No mesmo período, "a amortização da dívida ascendeu a mais de 190 milhões de euros, mantendo uma tendência que se vinha registando nos últimos anos", cita o presidente Miguel Cruz no comunicado.

Ver comentários
Saber mais Parpública CMVM TAP Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Companhia das Lezírias Águas de Portugal EPAL Estamo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio