Notícia
Lucro da Ibersol cai para 9,1 milhões até setembro
A operadora de cadeias de restauração em Portugal como a Pizza Hut ou Taco Bell registrou também um crescimento de 11% do volume de negócios.
A Ibersol registou um resultado líquido das operações continuadas de 9,1 milhões de euros até setembro, uma redução face aos 9,5 milhões do período homólogo, disse a empresa em comunicado à CMVM.
A empresa registou também um crescimento homólogo de 11% do volume de negócios consolidado das operações continuadas para 346,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
"O crescimento de 11,7% deve-se a novas aberturas, ao melhor desempenho do canal de delivery através de agregadores (que registou crescimentos na ordem dos 17%) e à integração das unidades KFC que pertencem ao negócio NRS a partir de 1 de julho, com um volume de negócios de 11,7 milhões", explica a empresa.
O negócio NRS refere-se à aquisição da MedFood pela Ibersol, que opera uma cadeia de 30 restaurantes da KFC na Comunidade Valenciana de Espanha.
As vendas de restauração subiram 9,4% para 336,1 milhões, contra os 307,2 milhões dos primeiros nove meses de 2023.
"O ano de 2024 tem sido marcado por um crescimento moderado no setor da restauração, nomeadamente no consumo out-of-home", explica a empresa, referindo que "o comportamento das vendas no terceiro trimestre não foi linear".
A Ibersol assinala que "a atividade no mês de julho teve um fraco desempenho", com redução na evolução de vendas comparáveis de de cerca de 3 pontos percentuais face ao segundo trimestre.
"Em agosto o desempenho foi melhor, sobretudo na segunda quinzena do mês, e em setembro o crescimento de vendas foi 5 pontos percentuais superior ao de julho e 2 pontos percentuais superior ao do ano em acumulado", diz o comunicado.
O crescimento comparável das vendas de restauração no terceiro trimestre foi de cerca de 5%. "O tráfego de passageiros nos Aeroportos de Espanha, apesar de ter registado uma desaceleração do crescimento no 3º trimestre, continua a funcionar como alavanca para os restaurantes localizados nas concessões dos aeroportos e permite mitigar a relativa estagnação do consumo no mercado da restauração", diz a Ibersol.
Já os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) situou-se nos 69,7 milhões de euros, com a margem a subir para 20,1% do volume de negócios, um ganho de 2,1 pontos percentuais face ao período homólogo.
Quanto ao resultado líquido consolidado, ascendeu a 12,2 milhões de euros, contra 10,6 milhões de euros no mesmo período de 2023, incluindo o resultado da alienação das operações descontinuadas, que ascendeu a 3,1 milhões de euros, devido à mais-valia da alienação de 8 restaurantes Burger King no montante de 2,9 milhões de euros e 200 mil euros de resultado líquido gerado até ao momento da saída, refere o comunicado.