Notícia
Lisboa desconfina os 10 mil euros do Prémio João Vasconcelos
Após uma primeira edição em que limitou o acesso ao galardão a empreendedores com atividade na capital, a Startup Lisboa alargou as candidaturas aos restantes portugueses e estrangeiros com operação no nosso país.
Portugal é Lisboa, o resto é paisagem? Há um ano, a Startup Lisboa abria candidaturas à primeira edição do Prémio João Vasconcelos - Empreendedor do Ano, que estava apenas acessível a empreendedores com atividade na capital portuguesa.
O prémio de 10 mil euros foi ganho por Daniela Braga - líder da DefinedCrowd, empresa nascida e incubada na Startup Lisboa -, que será um dos elementos do júri do prémio deste ano.
Foi uma edição única em termos de limites geográficos. A incubadora lisboeta acaba de abrir candidaturas à segunda edição deste galardão, alargando o seu âmbito para empreendedores portugueses e estrangeiros com atividade em Portugal.
"Acreditamos que ao abrir esta distinção a empreendedores em todo o país, ganhamos a oportunidade de descentralizar o prémio e ele sai seguramente mais valorizado", explica Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, em comunicado.
As candidaturas estão abertas até dia 30 de agosto de 2020 em startuplisboa.com e o prémio continua fixado em 10 mil euros.
Criado para homenagear João Vasconcelos, o primeiro diretor executivo da Startup Lisboa e antigo secretário de Estado da Indústria, que morreu a 26 de março de 2019, este prémio visa também "promover um espírito empreendedor e de iniciativa, fomentar e promover a inovação e valorizar os empreendedores de acordo com o seu potencial do negócio e perfil de liderança".
Poderão candidatar-se empreendedores ou equipas de empreendedores que tenham fundado uma startup em Portugal há menos de cinco anos e cujo negócio seja inovador, que incorpore tecnologia e que seja escalável.
"O objetivo é apoiar empreendedores que se tenham destacado pelo seu desempenho na fase de criação ou de expansão dos seus negócios", explica a promotora da iniciativa.
Os critérios de avaliação das candidaturas são: visão e estratégia, resiliência, contributo para o ecossistema empreendedor nacional, liderança e gestão de equipa, crescimento e penetração internacional.
O prémio será entregue a 25 de setembro, dia em que decorrerá também o Demo Day da Startup Lisboa, evento anual onde as startups da incubadora se apresentam a investidores, órgãos de comunicação social e à comunidade.