Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Líder dos hackers "Anonymous" era informador do FBI

Um dos principais líderes do grupo de hackers "Anonymous" era afinal um informador do FBI. "Sabu", como era conhecido online, ajudou a agência federal de investigação norte-americana a acusar e deter vários membros do grupo de hackers.

07 de Março de 2012 às 12:46
  • 19
  • ...
O Ministério Público norte-americano deteve seis membros do grupo activista de hackers conhecido por “Anonymous”, com a ajuda de “Sabu”, um dos líderes do grupo que apenas se soube agora que era, afinal, um informador do FBI, de acordo com o Financial Times.

Os hackers foram detidos com a ajuda de Hector Xavier Monsegur, conhecido na internet por “Sabu”, que ao longo dos últimos meses passou informações ao FBI sobre todos os ataques de hacking. Sabu cooperava com o FBI desde 7 de Junho de 2011.

Além de cabecilha dos “Anonymous”, “Sabu” era também membro destacado dos LulzSec, que se fundiu em 2011 com os Anonymous. O líder do grupo de hackers ajudou o FBI a acusar os seis membros de crimes de conspiração e hacking de computadores, de acordo com o “Financial Times”.

Hector Xavier Monsegur é residente em Nova Iorque e era uma das figuras de maior destaque do grupo “Anonymous”. Entre os detidos no caso estão Ryan Ackroyd, que alegadamente utilizava o nome “Kayla” na internet, e Jake Davis, o adolescente que a polícia acredita que se apelidava “Topiary” nos ataques online, ambos já com várias detenções no Reino Unido no ano passado também devido a crimes relacionados com hacking, segundo o “Financial Times”.

Os “Anonymous” são um grupo de hackers que se autoproclamam activistas e movem-se pelas mesmas causas que os manifestantes anti-capitalistas do movimento “Ocupar Wall Street”, bem como do site de denúncias “Wikileaks”.

O grupo de hackers já protagonizou vários ataques de hacking a empresas e instituições nos últimos meses, tais como a Sony, a CIA, o jornal britânico “News Corp.”, o “The Sun” e a agência contra o crime organizado do Reino Unido.

“Quem confiou em Sabu deve estar em pânico neste momento”, disse Jennifer Emick, ex-activista dos Anonymous, que se virou contra o grupo quando este passou a atacar o Governo norte-americano, segundo a Reuters.

Num comentário na sua página do Twitter, a qual tem permanecido silenciosa desde as notícias das detenções, Sabu disse aos seus 45 mil seguidores que o governo dos Estados Unidos era dirigido por “cobardes”. “Não te entregues a estas pessoas. Luta mais. Permanece forte”, disse Sabu citado pelo Financial Times.

“Isto não é o fim dos Anonymous”, disse Mikko Hypponen, analista da F-Secure, empresa de segurança de internet. “Porém, vai levar algum tempo até que eles recuperem da paranóia que devem estar a sentir agora. Apesar dos Anonymous serem usualmente caracterizados como não tendo líderes, Sabu era claramente um deles. Agora que eles perceberam que não deveriam ter confiado em Sabu, em quem poderão confiar?”, acrescentou o analista.
Ver comentários
Saber mais Anonymous hackers Sabu Departamento de Justiça EUA Estados Unidos acusados membros detidos investigação crimes de hacking conspiração grupo de hackers LulzSec tribunal FBI agência federal de investigação informador secreto Hector Xavier
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio