Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lançamento de segundo fundo de investimento da Sonae Sierra é "altamente positivo"

A notícia de que a Sonae Sierra vai lançar um segundo fundo de investimento é considerado “altamente positivo” pelos analistas do BPI, que asseguram que este fundo ajuda a “Sonae Sierra a cristalizar o valor dos seus centros comerciais e melhorar a confia

03 de Abril de 2008 às 11:37
  • ...

A notícia de que a Sonae Sierra vai lançar um segundo fundo de investimento é considerado "altamente positivo" pelos analistas do BPI, que asseguram que este fundo ajuda a "Sonae Sierra a cristalizar o valor dos seus centros comerciais e melhorar a confiança dos investidores".

Ontem, a empresa anunciou o lançamento do seu segundo fundo de investimento, o Sierra Portugal Fund, que vai contar com um valor de capitais próprios de 300 milhões de euros. Numa primeira fase, três investidores adquiriram, à Sonae Sierra, uma posição no fundo com um compromisso global de investimento de 120 milhões de euros.

"Acreditamos que este negócio é a última prova que os investidores esperavam para pagar os centros comerciais da Sierra ao valor real dos activos, enquanto várias acções estão a negociar com um desconto significativo face ao seu valor real", realça a nota de "research".

A equipa de analistas do BPI acrescenta ainda que o segundo fundo permite à Sonae Sierra "um aumento da exposição ao valor real da gestão dos serviços, enquanto dilui os custos correntemente alocados ao primeiro fundo da Sierra". Além disso "diversifica a exposição ao mercado da Sonae Sierra que ainda é muito exposta a Portugal e representa um importante encaixe para servir a sua ambiciosa expansão na Europa de Leste".

O produto, que passa a deter oito dos seus centros comerciais em operação em Portugal, tem um valor de mercado de 425 milhões de euros e representa aproximadamente "12% do total do valor dos activos da Sonae Sierra".

O BPI considera que "a Sonae Sierra merece negociar pelo menos ao seu valor líquido dos activos", que segundo os analistas está avaliado em dois mil milhões de euros em 2009, "valor que a Sonae Sierra deverá facilmente alcançar". O BPI tem uma recomendação de "manter", com um "target" de 1,87 euros para a Sonae SGPS.

Opinião diferente tem o analista da Espírito Santo Research Pedro Morais, que atribui impacto "neutral" ao lançamento do segundo fundo da Sonae Sierra, justificando a avaliação com o facto da notícia já ser esperada, pois havia sido anunciada no dia do investidor no passado dia 18 de Março. A ESR tem uma recomendação de "compra" para os títulos da Sonae SGPS, com um preço-alvo de 1,95 euros por acção.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio