Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Joe Berardo vende 39% da Investec à Lusomundo

O empresário madeirense, Joe Berardo, vai abandonar a luta pelo controlo da SIC, desfazendo-se dos seus negócios na comunicação social. Em troca receberá 69,83 milhões de euros (14 milhões de...

13 de Agosto de 1999 às 11:25
  • ...
O empresário madeirense, Joe Berardo, vai abandonar a luta pelo controlo da SIC, desfazendo-se dos seus negócios na comunicação social. Em troca receberá 69,83 milhões de euros (14 milhões de contos) da Lusomundo.

A Lusomundo adquirirá o controlo da Investec, dispondo-se a pagar 42,4 euros (8.500 escudos), por cada uma das 1,6 milhões de acções do empresário madeirense e que correspondem a 39% do capital. Com esta aquisição a Lusomundo consolida a sua posição de líder na área da comunicação social em Portugal, segundo dados de 1998. Desta forma a Lusomundo regressa à SIC, de onde saiu devido a divergências com o principal accionista, Francisco Balsemão.

Contudo, os pequenos accionistas contestam este negócio se, a Lusomundo não avançar com uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a totalidade da empresa. A lei exige o lançamento de uma OPA, caso se adquira de uma só vez um posição superior a 20%, necessidade esta que visa proteger os interesses dos pequenos investidores.

A Investec detém 24,99% da SIC, controla o jornal desportivo «Record», as revistas «Máxima», «Interiores» e «City», além de deter 20% da DeltaPress, a maior distribuidora do país, e que a Lusomundo controla com 52,8%. A Lusomundo é proprietária do «Diário de Notícias», do «Jornal de Notícias», do «Diário de Notícias» do Funchal, o «Jornal do Fundão», o «Açoriano Oriental», da revista «Grande Reportagem» e da estação de rádio «TSF» e recentemente adquiriu o «24 Horas» e o «Tal & Qual».

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio