Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investimento direto estrangeiro captado por AICEP bateu recorde em 2019

O investimento direto estrangeiro captado pela AICEP atingiu o valor mais elevado de sempre no ano passado, revelou esta quinta-feira Pedro Siza Vieira. O ministro indicou ainda que o investimento privado em Portugal cresceu 9,2% em 2019.

Manuel Almeida/Lusa
16 de Janeiro de 2020 às 19:02
  • ...
O investimento direto estrangeiro captado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) atingiu o valor mais elevado de sempre no ano passado, revelou esta quinta-feira no Parlamento Pedro Siza Vieira. 

Durante uma audição conjunta na Comissão de Finanças e de Economia a propósito do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), o ministro da Economia e da Transição Digital frisou, sem revelar o montante, que "conseguimos no ano passado o nível máximo de investimento direto estrangeiro no nosso país que alguma vez tivemos".

"Os contratos de investimento estrangeiro captados pela AICEP atingiram um novo máximo, ou seja, o investimento empresarial privado no nosso país cresceu 9,2%", destacou.

Este foi o maior crescimento do investimento privado na União Europeia, assinalou.

Questionado sobre o fraco crescimento da produtividade, Siza Vieira considerou que existem setores que afetam a produtividade global da economia, citando como exemplo o setor financeiro. "
Sem esse peso, o crescimento da produtividade era muito superior", disse.

Em resposta à deputada do BE Isabel Pires, o governante rejeitou que a aposta no empreendedorismo seja vista como o principal fator onde assenta o crescimento económico. Dos mais de dois mil milhões de euros pagos às empresas no âmbito do Portugal 2020 apenas 39 milhões de euros foram para empreendedorismo, indicou Siza Vieira.

Ainda assim, salientou que 
"no setor tecnológico, o país tem tido a capacidade de nos últimos anos fazer crescer empresas. As empresas que passaram pela nossa rede nacional de incubadoras no ano passado representavam 1,1% PIB e 25 mil empregos", exemplificou. "Bem sei que 25 mil empregos é bom, mas não é um volume muito relevante no conjunto da criação de emprego dos últimos anos", concluiu.

Ver comentários
Saber mais Parlamento Pedro Siza Vieira AICEP política investimento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio