Notícia
Indesit quer despedir metade dos trabalhadores em Setúbal
Os trabalhadores da Indesit Corporation (antiga Merloni) manifestaram-se esta manhã em frente às instalações da fábrica, em Setúbal, contra o despedimento colectivo de 98 trabalhadores, anunciado pela administração no início do mês. Se o processo for avan
Os trabalhadores da Indesit Corporation (antiga Merloni) manifestaram-se esta manhã em frente às instalações da fábrica, em Setúbal, contra o despedimento colectivo de 98 trabalhadores, anunciado pela administração no início do mês. Se o processo for avante vão sobrar 40 funcionários na unidade de produção e 52 no departamento comercial. Actualmente a fábrica tem cerca de 200 trabalhadores.
De acordo com Manuel Bravo, membro da Comissão de trabalhadores, em 2004 foram despedidos 200 funcionários através de rescisões de contrato por mútuo acordo. Mas o número não foi suficiente para a administração em Itália e por isso a empresa decidiu avançar para o despedimento colectivo, explicou ao Jornal de Negócios Online.
Actualmente a fábrica portuguesa só produz arcas congeladoras horizontais, um electrodoméstico que «as outras companhias concorrentes já deixaram de fazer porque são obsoletos», diz Manuel Bravo. Por isso, acredita que esta é uma estratégia para fechar a fábrica.
Parte da produção de frigoríficos foi deslocalizada para a Polónia em Outubro do ano passado. A administração da companhia em Itália já fez saber aos trabalhadores que quer vender a unidade portuguesa e já está em negociações com um potencial interessado.
O director da fábrica esteve ausente durante toda a manhã.