Notícia
Inapa cresce nos mercados da Bélgica e da Suíça
Vasco Pessanha, presidente da Inapa, anunciou hoje, na conferência de apresentação dos resultados anuais referentes ao exercício de 2005, que o grupo distribuidor de papel aumentou os volumes de negócios na Bélgica e na Suíça.
Vasco Pessanha, presidente da Inapa, anunciou hoje, na conferência de apresentação dos resultados anuais referentes ao exercício de 2005, que o grupo distribuidor de papel aumentou os volumes de negócios na Bélgica e na Suíça.
Na Bélgica, a Inapa adquiriu a distribuidora Olympia no segundo semestre de 2005. Com esta aquisição, a Inapa conseguiu aumentar a quota de mercado para 10% na Bélgica, registando um aumento de 12 milhões de euros de vendas naquele país.
"O grupo Inapa, com operações na Bélgica desde 1998, duplicou por esta via o seu peso nesse mercado, passando a deter uma quota próxima dos 10%, com um volume de cerca de 25 mil toneladas/ano, estimando-se que em resultado desta concentração se venham a gerar sinergias superiores a 500 mil euros anuais", sublinhou Vasco Pessanha.
Na Suíça, em que ocorreu o primeiro exercício completo da nova Inapa Suíça, após a fusão com a Baumgartner Papier, também se conseguiram "resultados animadores".
Os resultados da Inapa neste mercado aumentaram em mais de 500 mil euros, ao mesmo tempo que o "working capital" foi reduzido em seis milhões de euros. O presidente da Inapa sublinha ainda a redução de efectivos, com poupanças de 35% nos custos com pessoal, e o aumento do preço médio de venda.
Vasco Pessanha considera, contudo, que na Suíça não estão "ainda totalmente incorporadas o conjunto das sinergias e medidas de optimização operacional potenciais".
A Inapa, que está presente nos mercados de Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suíça e Alemanha, tem neste último mercado o grande promotor de vendas do grupo. No ano passado, a Alemanha reforçou o seu peso, representando 52,9% das vendas totais da Inapa, seguido da França, com 23,9%.