Notícia
Inapa aumenta lucros apesar de diminuição das receitas
A distribuidora de papel conseguiu reforçar o resultado líquido em 20,5% face ao primeiro trimestre do ano passado, apesar da quebra de receitas que explica com a política mais exigente do risco de crédito dos clientes.
Os resultados da Inapa aumentaram 20,5% face ao primeiro trimestre do ano passado e saldaram-se em 1,176 milhões de euros, divulgou a empresa esta tarde. Um resultado conseguido ao mesmo tempo que a empresa viu as vendas consolidadas caírem 6,0% para 230,754 milhões de euros.
A empresa explica a redução das vendas pela diminuição das vendas de papel nos mercados chave, devido ao maior rigor no controlo de risco de crédito. Contudo, as receitas das vendas da unidade Embalagem aumentaram 3,7% para 12,9 milhões de euros e as da unidade de Comunicação Visual cresceram 7,6% para 7,3 milhões de euros.
A margem bruta da empresa aumentou 0,1 pontos percentuais para 18,5%, com empresa a citar o esforço comercial de defesa de margem e a redução de custos para se proteger da deterioração de algumas das principais economias em que a Inapa está presente.
O resultado operacional (EBIT) declinou 17,1% para 5,1 milhões de euros e a empresa conseguiu diminuir os custos financeiros em 26% para 3,4 milhões de euros. A empresa conseguiu ainda reduzir a dívida diminuindo o fundo de maneio em 24,6 milhões de euros e através dos meios gerados pela exploração.
Félix Morgado nomeado presidente executivo pelo Conselho de Administração
A Inapa comunicou esta terça-feira a nomeação de José Manuel Félix Morgado para o cargo de presidente da Comissão Executiva, segundo comunicado publicado junto da CMVM, em conjunto com António José Gomes da Silva Albuquerque e Jorge Manuel Viana de Azevedo Pinto Bravo, que ocuparão cargos na comissão executiva.
Félix Morgado vai ainda assumir a vice-presidência do Conselho de Administração, onde se juntará ao presidente Álvaro Correia.