Notícia
Inapa abre capital de filial suíça a parceiro local
O grupo de distribuição de papel Inapa vai abrir o capital da participada Inapa Suíça em 32,5% ao grupo local Baumgartner Papiers Holding, que entrará na parceria através da Baumgartner Papier, a integrar pela sucursal da portuguesa, anunciou hoje a empre
O grupo de distribuição de papel Inapa – Investimentos, Participações e Gestão vai abrir o capital da participada Inapa Suíça em 32,5% ao grupo local Baumgartner Papiers Holding, que entrará na parceria através da Baumgartner Papier, a integrar pela sucursal da portuguesa, anunciou hoje a empresa.
Em comunicado, a Inapa adianta que estabeleceu «uma parceria para o mercado suíço» com o grupo Baumgartner Papiers Holding, através da qual a empresa Baumgartner Papier, filial do grupo helvético, passa a integrar a Inapa Suíça, (Biber Rochat).
Esta integração, será feita «através dum aumento de capital da Inapa Suíça, a realizar pelo grupo Baumgartner». Este aumento será feito «por integração da totalidade do capital social da Baumgartner Papier» após o qual o grupo Inapa «passará a deter 67,50% e o grupo Baumgartner 32,50% na Inapa Suiíça».
Com esta parceria, adianta a mesma fonte, a companhia «vê assim reforçada a sua posição no mercado suíço passando a ser o terceiro maior distribuidor suíço». De acordo com a informação veiculada pela administração do grupo português o volume de vendas das empresas que integram esta parceria «situam-se em níveis idênticos na ordem das 50 mil toneladas/ano», tendo facturado, em 2003, «um valor que ascendeu aos 90 milhões de francos suíços cada uma» (60 milhões de euros).
As duas companhias manter-se-ão na actividade de distribuição de papel, com parceria a reforçar a posição da Inapa Suíça no sector gráfico, onde a Baumgartner está «melhor implantada».
As duas empresa irão «manter os seus próprios canais de venda e beneficiar de sinergias muito significativas em termos de logística e de condições de fornecimento».
No cargo de presidente do conselho de administração da Inapa Suíça manter-se-á Patrice Bourgeois, passando as actividades de ambas as empresas a ser asseguradas por Erich Haupti, director geral da Inapa Suíça e Jurg Tschanz, director geral da Baumgartner Papiers.
As acções da Inapa [INA] encerraram inalteradas nos 3,09 euros.