Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Iberdrola vende participação na EDP até 2005

A Iberdrola, segunda maior eléctrica espanhola, pretende vender a sua posição de cerca de 4% no capital da EDP até 2005, no âmbito de um plano que prevê a alienação das suas participações em empresas públicas, noticiou o «Expansion».

07 de Maio de 2001 às 09:28
  • ...
A Iberdrola, segunda maior eléctrica espanhola, pretende vender a sua posição de cerca de 4% no capital da Electricidade de Portugal (EDP) até 2005, no âmbito de um plano que prevê a alienação das suas participações em empresas públicas, noticiou o «Expansion».

A venda do total das participações da Iberdrola deverá permitir um encaixe na ordem dos 1,7 mil milhões de euros (340,8 milhões de contos), um montante que será utilizado para financiar investimentos na geração de energia em Espanha e na América Latina.

Para além da posição detida no capital da EDP, a eléctrica espanhola pretende também alienar a sua participação de 3% na petrolífera Repsol YPF, bem como as posições de 0,3% na operadora Telefónica e de 8% na Cementos Portland, segundo a mesma fonte.

A Iberdrola já anunciou que pretende investir cerca de 8,65 mil milhões de euros (1,73 mil milhões de contos) no desenvolvimento dos seus negócios, ao longo dos próximos quatro anos.

A posição da Iberdrola na EDP foi adquirida no âmbito de uma parceria estratégica entretanto desfeita, com a empresa nacional a deter ainda cerca de 3% do capital da sua congénere espanhola, tendo já anunciado a intenção de vender essa participação.

Às 9h14, a Iberdrola cotava nos 16,57 euros (3.322 escudos), registando uma valorização de 0,55%. A EDP encerrou na sexta-feira a ganhar 1,66% para os 3,06 euros (613 escudos).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio