Notícia
Iberdrola investe 6,6 mil milhões e aprofunda aliança com EDP
No seguimento de um programa de investimentos, a Iberdrola quer compatibilizar as suas alianças com a Repsol e com a EDP, para a construção de novas centrais na Península Ibérica.
A segunda...
A segunda maior empresa espanhola de electricidade, planeia um investimento de 6,6 mil milhões de euros (1,32 mil milhões de contos) até ao ano 2006, sendo a maior parte deste programa destinado à área de geração de energia, informa o «Expansion», na sua edição de hoje.
O objectivo da Iberdrola é aumentar para 39% a sua actual cota de mercado de 30%, querendo por isso reforçar a competitividade das suas centrais. As alianças com a Repsol e a EDP, são um apoio importante para a realização desse objectivo.
A Iberdrola aposta na diversificação da provisão de gás, apostando para isso também na entrada da Galp, junto com a EDP e a italiana Eni. O grupo português prevê a compra de gás da Nigéria para o abastecimento das suas novas centrais na Península Ibérica.
No entanto, a combinação das duas alianças poderá ser complicada com a Repsol, por um lado, e a Galp por outro, a quererem estreitar laços com a Iberdrola. No entanto a eléctrica espanhola já demonstrou empenho em manter a sua independência.
Às 10h30, as acções da EDP cotavam nos 17,5 euros (3.508 escudos), registando uma valorização de 0,98%.