Notícia
IAPMEI relança StartUP Voucher numa Roda de Negócios com 300 empresários em Gaia
A nova edição do incentivo destinado a dinamizar projetos em fase de ideia, promovido por jovens licenciados até aos 29 anos, será apresentada na próxima quinta-feira, na Inovagaia, no âmbito de uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Franchising.
Quatro meses depois de o presidente do IAPMEI ter anunciado, em plena Web Summit, que o programa Startup Voucher iria ser relançado no início de 2025, eis que a Agência para a Competitividade e Inovação decidiu associar-se à pioneira Roda de Negócios para apresentar a nova edição do incentivo, numa iniciativa a realizar na próxima quinta-feira, 13 de março, na Inovagaia, em Vila Nova de Gaia.
"No âmbito deste encontro, o IAPMEI vai também apresentar a nova edição do StartUP Voucher 2025/2026, incentivo que se destina a dinamizar projetos empresariais em fase de ideia, promovidos por jovens licenciados até aos 29 anos", revela a Associação Portuguesa de Franchising (APF), a organizadora da primeira edição da Roda de Negócios.
Já em novembro passado, o líder do IAPMEI, José Pulido Valente, não se tinha comprometido com valores, tendo apenas dito que esperava que a nova edição do Startup Voucher ajudasse a criar 300 novas empresas em Portugal.
Na altura, Valente disse que a terceira edição do programa, que ocorreu entre 2019 e 2022, financiou mais de 800 projetos, que resultaram na criação de 250 novas empresas, com cada ideia a receber 691,70 por mês, sendo que a duração dos projetos variavam entre 4 e 12 meses, com um prémio de concretização que poderia chegar aos dois mil euros.
A somar aos apoios monetários, o programa compreendia ainda o acesso a uma rede de mentores e assistência técnica.
Franchising fatura 22 mil milhões e emprega mais de 185 mil pessoas em Portugal
A Roda de Negócios visa "a aproximação de empresários e investidores para potenciar o crescimento do franchising e do empreendedorismo em diferentes regiões do país", estando prevista a participação de cerca de 20 marcas e 300 empresários da região Norte.
Organizado pela APF em colaboração com o IAPMEI e a Inovagaia, na Roda de Negócios "será possível participar em mesas redondas, realizar ‘pitches’ e encontros de negócios B2B e B2C, numa dinâmica que tem como meta encurtar distâncias e criar parcerias estratégicas", enfatiza a entidade promotora, que tem já confirmadas neste certame as presenças de marcas como a "Portugália, Doutor Finanças, Century21, Fitness Factory, Urban Obras, Melom Obras, Nata Lisboa, Querido Mudei a Casa, entre outras".
De acordo com os últimos dados disponibilizados pela APF, relativos a 2023, o setor do franchising foi responsável por 8,3% do PIB nacional, com uma faturação de 22 mil milhões de euros e 185.423 postos de trabalho, o que equivale a 27% do total de empregos no país.
Para Cristina Matos, CEO da APF, a iniciativa a realizar a 13 de março "representa um novo capítulo na expansão do franchising em Portugal", considerando que "a metodologia dinâmica e altamente eficaz da Roda de Negócios permite que cada participante tenha a oportunidade de apresentar o seu negócio, identificar parceiros estratégicos e construir relações que resultarão em investimentos e crescimento real".
Carla Branco Santos, vogal do conselho diretivo e responsável do pelouro do empreendedorismo do IAPMEI, manifestou a convicção de que "a Roda de Negócios será um catalisador para novas oportunidades, colaborações e crescimento para os empreendedores portugueses".
Já António Miguel Castro, presidente da Inovagaia, acredita que "este evento contribuirá significativamente para a consolidação do ecossistema empresarial e para a expansão de marcas em novas áreas geográficas", representando, por outro lado, o compromisso deste centro de incubação tecnológica "com o desenvolvimento económico e o apoio ao empreendedorismo, posicionando-se como um ‘hub’ de referência para a inovação e o crescimento empresarial".