Notícia
'Hackers' pró-Rússia executaram ciberataque que paralisou grupo postal britânico
A Royal Mail disse na quarta-feira que solicitou aos seus clientes que não enviassem correspondência para o estrangeiro, enquanto o problema não é resolvido, e alertou os que já fizeram os envios no sentido de que estes "podem sofrer atrasos ou perturbações".
12 de Janeiro de 2023 às 23:28
Um grupo de 'hackers' ligado à Rússia é responsável por um ciberataque que está a paralisar as remessas internacionais do serviço postal britânico Royal Mail desde quarta-feira, divulgou hoje o jornal The Telegraph.
Um porta-voz da Agência Nacional de Crime (NCA) adiantou que os serviços de inteligência britânicos estão a colaborar para investigar a origem e tentar solucionar o "incidente".
O ciberataque afetou sistemas informáticos utilizados pela ex-empresa pública para gerir remessas internacionais.
O Royal Mail garantiu que está a "trabalhar arduamente" para tentar resolver um problema que tem paralisado as cartas e encomendas que saem do Reino Unido para o estrangeiro através da empresa, embora para já não tenha detalhado quando prevê reiniciar o serviço.
Segundo o The Telegraph, o incidente foi causado por um ataque do grupo Lockbit, através de um programa malicioso que codifica dados em computadores e exige um resgate para reverter os danos.
O jornal cita uma mensagem escrita por um membro da Lockbit numa conversação onde garante que o grupo fica "beneficiado com a atitude hostil do Ocidente [para com a Rússia], pois permite-lhes "realizarem atividades agressivas e operar livremente dentro as fronteiras dos antigos países soviéticos".
A Royal Mail disse na quarta-feira que solicitou aos seus clientes que não enviassem correspondência para o estrangeiro, enquanto o problema não é resolvido, e alertou os que já fizeram os envios no sentido de que estes "podem sofrer atrasos ou perturbações".
O grupo apresentou ainda as suas desculpas aos clientes afetados.
O grupo postal britânico International Distributions Services (IDS), casa-mãe ('holding') da Royal Mail, a atravessar dificuldades, anunciou em novembro que estava com resultados semestrais negativos.
A Royal Mail, a filial que agrega as suas atividades no Reino Unido, tinha em particular sofrido uma quebra de receitas superior a 10%, devido em particular à redução do número de pacotes, que tinha crescido muito no contexto da pandemia, e de um conflito social com os assalariados, que continua.
A empresa tinha dito em outubro que pretendia cortar até 10 mil postos de trabalho, até ao final de agosto, no efetivo superior a 137 mil pessoas.
A estratégia que, entretanto, avançou baseia-se na recentragem da sua atividade nos pacotes.
A GLS, a sua marca de transporte de pacotes para o estrangeiro, que viu o volume baixar, aumentou a faturação em 10%.
Recentemente, o grupo mudou de nome, abandonando a designação Royal Mail para refletir "a importância acrescida da GLS" e pretende separar as suas atividades no Reino Unido e no estrangeiro.
Um porta-voz da Agência Nacional de Crime (NCA) adiantou que os serviços de inteligência britânicos estão a colaborar para investigar a origem e tentar solucionar o "incidente".
O Royal Mail garantiu que está a "trabalhar arduamente" para tentar resolver um problema que tem paralisado as cartas e encomendas que saem do Reino Unido para o estrangeiro através da empresa, embora para já não tenha detalhado quando prevê reiniciar o serviço.
Segundo o The Telegraph, o incidente foi causado por um ataque do grupo Lockbit, através de um programa malicioso que codifica dados em computadores e exige um resgate para reverter os danos.
O jornal cita uma mensagem escrita por um membro da Lockbit numa conversação onde garante que o grupo fica "beneficiado com a atitude hostil do Ocidente [para com a Rússia], pois permite-lhes "realizarem atividades agressivas e operar livremente dentro as fronteiras dos antigos países soviéticos".
A Royal Mail disse na quarta-feira que solicitou aos seus clientes que não enviassem correspondência para o estrangeiro, enquanto o problema não é resolvido, e alertou os que já fizeram os envios no sentido de que estes "podem sofrer atrasos ou perturbações".
O grupo apresentou ainda as suas desculpas aos clientes afetados.
O grupo postal britânico International Distributions Services (IDS), casa-mãe ('holding') da Royal Mail, a atravessar dificuldades, anunciou em novembro que estava com resultados semestrais negativos.
A Royal Mail, a filial que agrega as suas atividades no Reino Unido, tinha em particular sofrido uma quebra de receitas superior a 10%, devido em particular à redução do número de pacotes, que tinha crescido muito no contexto da pandemia, e de um conflito social com os assalariados, que continua.
A empresa tinha dito em outubro que pretendia cortar até 10 mil postos de trabalho, até ao final de agosto, no efetivo superior a 137 mil pessoas.
A estratégia que, entretanto, avançou baseia-se na recentragem da sua atividade nos pacotes.
A GLS, a sua marca de transporte de pacotes para o estrangeiro, que viu o volume baixar, aumentou a faturação em 10%.
Recentemente, o grupo mudou de nome, abandonando a designação Royal Mail para refletir "a importância acrescida da GLS" e pretende separar as suas atividades no Reino Unido e no estrangeiro.