Notícia
Gowex já iniciou processo de insolvência após escândalo das contas falsificadas
O ex-CEO é acusado de três crimes financeiros, de acordo com a Reuters. García Martín revelou que os resultados da Gowex nos últimos quatro anos eram falsificados. O impacto nos mercados foi imediato.
A espanhola Gowex iniciou esta quinta-feira, 10 de Junho, os procedimentos de insolvência, de acordo com a Reuters. A empresa dedicada às redes de internet gratuitas terá agora quatro meses para chegar a um acordo com os seus credores. Caso não o atinja, irá declarar falência.
A agência noticiosa faz ainda saber que o Supremo Tribunal espanhol acusou o ex-CEO da empresa, Jenaro García Martín, de três crimes financeiros: falsificação de contabilidade, distorção de informação económica e financeira e prática de "insider trading" (venda de acções com ocultação de informação). Na próxima segunda-feira, 14 de Julho será chamado a depor e a entregar o seu computador e telemóvel.
A Gowex surpreendeu trabalhadores e investidores no início desta semana, quando García Martín revelou ter falsificado as contas da empresa nos últimos quatro anos. Até então, a empresa era considerada um exemplo máximo do empreendedorismo espanhol. A descoberta colocou o MAB – Mercado Alternativo Bursátil, onde negociava, em estado de alerta.