Notícia
Governo espanhol aprova empréstimo de 25 milhões à Meditelecom
O Governo espanhol aprovou a concessão de um empréstimo de 25 milhões de euros, para financiar a ampliação e melhoria da rede de telefonia móvel da Meditelecom, participada da Portugal Telecom e da Telefónica em Marrocos. Este empréstimo pressupõe a entra
O Governo espanhol aprovou a concessão de um empréstimo de 25 milhões de euros, para financiar a ampliação e melhoria da rede de telefonia móvel da Meditelecom, participada da Portugal Telecom e da Telefónica em Marrocos. Este empréstimo pressupõe a entrada do Estado espanhol no capital da marroquina.
Este financiamento, pressupõe, a entrada do Estado no capital da Meditelecom, foi formalizado através da Compania Espanola de Financion del Desarrollo (Cofides), como gestora da Fiex, e insere-se na estratégia governamental de aumentar os investimentos nos países do Magrebe, segundo o jornal “cinco Dias”.
A Meditelecom tem 1.100 pontos de venda e emprega directa e indirectamente mais de 10 mil funcionários. A companhia móvel detém cerca de 3,2 milhões de clientes, o que corresponde a uma quota de mercado de 43%.
A sua rede móvel cobre já 88% da população marroquina.
A MediTelecom, participada em 30,5% pela PT [PTC] e em igual posição pela espanhola Telefónica, é participada ainda pelas companhias BMCF, com 20% do capital, a AKWA com 11% e a CDG com os restantes 8%, actua no mercado marroquino. A participação do Estado espanhol na estrutura accionista não foi mencionada pela referido jornal.
As acções da PT cotavam nos 8,66 euros, a cair 0,12%.