Notícia
Governo de Cabo Verde vende 28,5% da Enacol
O Governo cabo-verdiano vai vender 28,5% da Empresa Nacional de Combustíveis (Enacol) através de uma oferta pública de venda (OPV).
O Governo cabo-verdiano vai vender 28,5% da Empresa Nacional de Combustíveis (Enacol) através de uma oferta pública de venda (OPV), destinada a pequenos accionistas, emigrantes, investidores institucionais e ao público em geral.
Após esta operação, que vai decorrer na Bolsa de Valores de Cabo Verde, o Estado passará a deter a apenas uma "golden share" de 1% da empresa, noticia a imprensa local.
A bolsa e a Auditoria Geral de Mercado dos Valores Mobiliários (AGMVM) esperam que o prospecto da operação esteja concluído em pouco tempo e depois terá lugar a OPV referente a 285.088 acções.
A Enacol é controlada pela Petrogal, da Galp Energia, e pela angolana Sonangol, ambas com 32,5% . O Estado cabo-verdiano detém actualmente 29,5% do capital da empresa. Os trabalhadores têm 3,6% e o público em geral detém 1,9%.
A saída quase total do Estado cabo-verdiano da Enacol é praticamente coincidente com os primeiros passos do processo de constituição da Empresa de Logística, em cuja estrutura societária participa o Estado, a Shell e a própria Enacol.