Notícia
Governo ultrapassa meta de encaixe com privatizações (act.)
O Estado encaixou com três privatizações um total de 6,37 mil milhões de euros, ultrapassando o objectivo de 5,5 mil milhões.
O Estado vai encaixar, com as três privatizações feitas este ano, um total de 6,37 mil milhões de euros (estando, no entanto, aqui incluídos 700 milhões referentes a dívida da ANA), ultrapassando a meta a que se tinha comprometido.
Isso mesmo deixou claro Maria Luís Albuquerque, secretária de Estado das Finanças, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros que aprovou a venda da ANA aos franceses da Vinci.
Com a venda da EDP e da REN, concluídas no início do ano, o Estado encaixou um total de 3,3 mil milhões de euros. A EDP foi vendida à chinesa Three Gorges, que comprou 21,35% do capital por 2,7 mil milhões de euros. Já a REN foi vendida à State Grid e à Oman Oil por um total de 592 milhões de euros (40% do capital).
Já esta quinta-feira, 27 de Dezembro, foi aprovada em Conselho de Ministros a venda da ANA - Aeroportos de Portugal aos franceses da Vinci por um valor total de 3.080 milhões de euros.
O que eleva o encaixe com estas três privatizações a 6,37 mil milhões de euros. O Governo tinha-se comprometido realizar um encaixe com as privatizações de 5,5 mil milhões de euros. E não conseguiu vender a TAP, nem vendeu, até ao momento, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Maria Luís Albuquerque acrescentou, ainda, que o cumprimento da meta de encaixe com as privatizações previsto no programa de ajustamento mostra que "somos capazes de cumprir, nomeadamente o calendário e acima das expectativa". Também permite, acrescentou, "melhorar a imagem do país e reforçar a confiança dos investidores e acelerar o regresso aos mercados, que se mantém para 2013".
Depois de revelado o valor de 3,08 mil milhões, Maria Luís Albuquerque acrescentou que desse montante 700 milhões é referente à dívida que já existe da ANA. O que significa que não será encaixe para o Estado. Sem esse valor, o encaixe total seria de 5,67 mil milhões de euros.
(Notícia actualizada com mais declarações da secretária de Estado)