Notícia
Foram matriculados quase 250 mil carros em 2024
As vendas de automóveis aceleraram no último ano. Depois de um crescimento expressivo em dezembro, no acumulado de 2024 registou-se um aumento de 5,6% nas novas matrículas. A Peugeot foi a marca mais vendida entre os ligeiros de passageiros.
As vendas de automóveis cresceram 5,6% no último ano, uma evolução suportada pelo elevado número de matrículas emitidas mês de dezembro. De acordo com dados obtidos através da plataforma da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em 2024 foram registados quase 250 mil veículos no mercado nacional.
Depois dos 19.378 veículos automóveis novos registados em novembro, em dezembro assistiu-se a uma subida expressiva de novas matrículas. Houve 24.242 novos registos no último mês, um crescimento de 25% face ao mês anterior e de 16,4% na comparação com o mês homólogo.
Esta evolução, tradicional no último mês de cada ano fruto da prática habitual de matricular veículos embora sem estes estarem ainda vendidos, veio dar um forte impulso às vendas no acumulado do ano passado. De acordo com dados obtidos através da plataforma da ACAP, em 2024 foram registados 249.275 veículos.
O número de novos veículos registados no ano passado compara com os 236 mil que tinham sido matriculados em 2023, número bastante superior aos 185 mil de 2022. Em 2020, ano da pandemia, o mercado registou vendas de apenas 176.992 unidades.
Destes 249.275 veículos, os ligeiros de passageiros têm o maior peso, representando em 2024 84,1% do total. As vendas destes veículos apresentaram um aumento de 5,1% face a 2023 para 209.721 unidades.
Entre as marcas mais vendidas, a Peugeot voltou a dominar. A fabricante de automóveis francesa encerrou o ano passado com um total de 21.613 veículos registados, um crescimento de 4,4% em termos homólogos.
No top das vendas surge, depois da "marca do leão", a estrela da Mercedes, com um total de 16.649 unidades, enquanto a Dacia fecha o pódio com um total de 16.214 veículos registados. Enquanto a Mercedes cresceu 12,4%, a Dácia registou um aumento de 9,5% em termos anuais, sendo que a "low cost" da Renault apresentou um crescimento de 51,8% em dezembro.
Fora do top ficou a Renault, marca que durante mais de duas décadas foi a mais vendida em Portugal. Seguem-se a BMW, a Volkswagen, Toyota, a Tesla e a Citroen. A Seat encerra a lista das dez marcas mais vendidas em Portugal.