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Fiscalização a publicidade de imóveis analisou 850 mensagens e detetou 11 infrações

Durante a ação foram analisadas 852 mensagens publicitárias de 73 empresas de mediação imobiliária, com 'franchising' em Portugal.

No ano passado, houve menos transações de imóveis, mas os preços elevados acabaram por não acompanhar a quebra.
João Cortesão
09 de Março de 2024 às 11:37
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A Direção-Geral do Consumidor (DGC) analisou, no decorrer de uma ação de fiscalização a publicidade sobre imóveis, mais de 850 mensagens, tendo detetado 11 infrações e oito operadores económicos infratores

Em comunicado divulgado neste sábado, a DGC destaca que, enquanto autoridade pública de defesa do consumidor, realizou uma ação de fiscalização a publicidade sobre imóveis em meio digital, nomeadamente, nos 'sites' dos operadores económicos e plataformas 'online' do setor, como Idealista, Imovirtual, Casa Sapo e OLX. 

Durante a ação foram analisadas 852 mensagens publicitárias de 73 empresas de mediação imobiliária, com 'franchising' em Portugal. Entre as mensagens analisadas, a DGC detetou 11 casos de infrações e oito operadores infratores. 

As infrações detetadas correspondem a "falta de indicação, nos anúncios, da área útil da habitação, que é um dos elementos que deve constar obrigatoriamente na publicidade à venda de imóveis", esclarece. 

A DGC destaca que, no âmbito da ação, se verificou "uma elevada taxa de cumprimento, tanto no que diz respeito ao universo de mensagens publicitárias analisadas (98%), como no que se refere ao universo de operadores abrangidos (89%)". 
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