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Explorer foi à Maia comprar a Biogerm
A gigante de “private equity”, que gere e assessora fundos com ativos líquidos na ordem dos 1,4 mil milhões de euros, adquiriu 60% da empresa de análises microbiológicas e químicas, que emprega mais de 50 pessoas.
Há 30 anos, António Araújo e Mavildia Rufino fundavam a Biogerm com o objetivo de fabricar o meio de cultura Lowenstein para a pesquisa do bacilo da tuberculose, tendo rapidamente expandido a produção a várias referências e alargado a área de atuação nas análises de águas, alimentos e ambiente.
"A Biogerm é hoje uma referência de mercado, em particular no segmento de saúde pública, onde se destacam as suas credenciais na realização de análises microbiológicas e químicas em alimentos, águas, ar, ambiente e solos", realça a Explorer Investments, que acaba de anunciar a tomada do controlo do capital da empresa.
"A Explorer concluiu a aquisição de 60% da Biogerm, tornando-se assim acionista maioritária da empresa da Maia", revela a "private equity", em comunicado.
Sem revelar o valor da transação, a Explorer, que gere e assessora fundos com ativos líquidos na ordem dos 1,4 mil milhões de euros, detalha que esta foi a oitava aquisição do fundo Explorer IV, que conta no seu portfólio com empresas como o grupo Your (serviços de apoio à gestão), a Gosimac (maquinação), a Magos (irrigação) ou a Exaktus – Material de Reabilitação Oral.
Com esta aquisição, a Explorer Investments "reforça o compromisso em apoiar empresas com elevado potencial de crescimento e inovação", enfatiza, adiantando que, "para além do reforço de investimento em novas tecnologias", esta transação "deverá permitir acelerar o crescimento da Biogerm, que deverá passar pela construção de um novo laboratório e/ou aquisição de outras empresas a operar no mercado".
A propósito, "com o investimento de cerca de quatro milhões de euros num novo laboratório, que triplicará a capacidade de resposta da empresa, a Biogerm está preparada para liderar com serviços de elevado valor acrescentado, mantendo a consistência e a qualidade que a definem", afiança a nova dona da empresa.
A Biogerm, que fechou o último exercício com uma faturação de 3,9 milhões de euros e lucros de 307 mil euros, conta atualmente com uma equipa de mais de 50 profissionais e um número de clientes superior a dois mil, localizados em Portugal continental e na Madeira.
"Num mercado caracterizado pela crescente pressão regulatória e consciencialização das empresas, a Biogerm disponibiliza soluções integradas, que permitem às empresas controlar e mitigar riscos de contaminação de forma sistemática (alimentos, águas, ar, ambiente e solos, entre outros)", explica a Explorer, cujo investimento "deverá permitir à Biogerm acelerar o seu crescimento através da dinamização do portfólio de certificações, prestação de serviços de suporte e aumento de eficiência".
"A aquisição da Biogerm reflete o compromisso do fundo Explorer IV em apoiar empresas nacionais líderes nos seus setores, com elevado potencial de crescimento e rentabilidade. O nosso objetivo é reforçar a capacidade operacional da empresa, expandir a sua presença no mercado ibérico e otimizar os seus processos internos", afirma Pedro Coutinho, partner da Explorer Investments.
"Estamos entusiasmados por unir esforços com os acionistas fundadores, assegurando a continuidade da gestão e criando as condições necessárias para um crescimento sólido e sustentável, consolidando a Biogerm como uma referência de excelência no setor", promete Coutinho.
Já Diamantino Ribeiro, CEO da Biogerm, "a entrada da Explorer Investments no capital da Biogerm representa uma oportunidade única para criar uma nova dinâmica", permitindo à empresa "alcançar uma nova dimensão e atingir um patamar superior no setor da saúde pública em Portugal".
"Estamos confiantes de que esta parceria será um marco importante na nossa trajetória de crescimento e inovação", conclui Ribeiro.
Esta transação prevê "não só a aquisição de novos laboratórios, como também a profissionalização das equipas de gestão, garantindo um atendimento mais abrangente e promovendo a expansão da sua dimensão, reforçando assim a sua posição no mercado".