Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Europac oferece 3,5 acções por cada uma da Gescartão (act)

A Europac anunciou hoje o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Gescartão, oferecendo 3,5 acções da oferente por cada uma da Gescartão. A oferta dirige-se a 3.051.644 acções da Gescartão, representativas de 15,3% do capital social da empre

  • ...

A Europac anunciou hoje o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Gescartão, oferecendo 3,5 acções da oferente por cada uma da Gescartão. A oferta dirige-se a 3.051.644 acções da Gescartão, representativas de 15,3% do capital social da empresa portuguesa de embalagem.

A operação foi aprovada hoje em reunião do Conselho de Administração da Europac e está condicionada à aprovação por parte da assembleia-geral de accionistas da própria Europac, convocada para 4 de Dezembro, e ao registo prévio da CMVM.

A contrapartida oferecida "consiste em acções representativas do capital social da Europac na proporção de 3,5 por cada uma da Gescartão" e, para efeitos, de cálculo de troca, "foram tidas por referência o preço médio de cotização das acções da Europac nas últimas 60 sessões imediatamente anteriores ao dia de hoje". "Esse preço médio ponderado situa-se nos 6,13 euros por acção, o que equivale a dizer que a oferta se traduz numa valoração de 21,46 euros por cada acção da Gescartão", afirma o comunicado da Europac. Este valor avalia a empresa portuguesa de embalagens de cartão em 428,9 milhões de euros.

Tendo em conta o preço de fecho de hoje das acções da Europac, de 7,14 euros, a empresa espanhola está a oferecer 24,99 euros por cada acção da papeleira. O que representa um prémio teórico de 18,4% face aos 21,10 euros a que a Gescartão fechou na última vez em que negociou na Bolsa de Lisboa, a 27 de Outubro. Este preço avalia a empresa em 499,42 milhões de euros.

Além da mais-valia, a empresa sublinha a vantagem em termos de liquidez do papel da Europac. E anuncia que "está a estudar a possibilidade de ver as suas acções cotadas na Euronext Lisboa".

A empresa chegou a estar suspensa da cotação no início de Outubro em virtude dos rumores de que poderia ser alvo de OPA por parte da Europac. A empresa espanhola confirmou, a 6 de Outubro, que estava "a estudar a possibilidade de proceder ao lançamento de uma OPA" sobre a Gescartão, oferecendo como contrapartida acções da Europac.

Esta é a décima segunda OPA no mercado accionista português este ano.

Acções suspensas a partir de amanhã

Na sequência desta OPA, a CMVM deliberou a suspensão das acções da Gescartão a pratir de amahã.

"O Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou solicitar à Euronext Lisbon o levantamento, a partir das 08h00 do dia 1 de Novembro, da suspensão da negociação das acções da Gescartão, SGPS, SA nos mercados regulamentados da Euronext Lisbon, determinada no passado dia 27 de Outubro, por ter sido colocada à disposição do público, no website da CMVM, em www.cmvm.pt, informação suficiente sobre as circunstâncias que aconselharam a referida suspensão", sublinha a entidade.

As acções da Gescartão fecharam hoje a subir 0,33% para os 21,10 euros, acumulando uma valorização de 68,8% desde o início do ano.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio