Notícia
Empresário da indústria cervejeira João Talone morreu hoje em Cascais
O empresário João Augusto Sanguinetti da Costa Carvalho Talone, quinto visconde de Ribamar, morreu hoje em Cascais, aos 93 anos, disse à Lusa fonte próxima da família.
O funeral realiza-se na segunda-feira, pelas 13:00, no Cemitério dos Prazeres, sendo precedido de missa de corpo presente às 11:00, na Basílica da Estrela, em Lisboa.
Formado em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, tendo concluído o mestrado em indústria cervejeira na Universidade de Lovaina, na Bélgica, a sua actividade como empresário está intimamente ligada à história do sector cervejeiro em Portugal através da CUFP - Companhia União Fabril Portuense, hoje UNICER, onde exerceu funções de director técnico, administrador delegado e presidente do conselho de administração.
Entre 1947 e 1972 esteve ligado à expansão da Indústria Cervejeira, quer à CUPF, quer à sociedade central de cervejas, quer à CUCA - líder do sector cervejeiro nas então colónias portuguesas.
Exerceu também funções de administrador executivo do Banco Português do Atlântico (BPA) entre 1972 e a nacionalização do mesmo, tendo a seu cargo a gestão das participadas industriais do banco.
Em 1976, e na sequência da nacionalização do sector cervejeiro, João Talone participou na Comissão de Reestruturação do Sector Cervejeiro, desligando-se da actividade cervejeira em Portugal, e passou a integrar a direcção da empresa Belga, Stella Artois, até 1979, onde foi o responsável pelo seu desenvolvimento internacional.
Foi administrador da SPI desde 1981, tendo transitado para o BPI, onde permaneceu até 2004.
Regressou mais tarde, como conselheiro e a convite dos atuais accionistas, à CUFP/UNICER, onde foi presidente honorário.
Em Janeiro de 2006 foi agraciado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Grande Cruz da Ordem de Mérito Industrial.