Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Efacec: Garantias de 85 milhões não foram acionadas e "esperamos que não sejam"

O Estado injetou 132 milhões de euros na Efacec, a que se somam mais 85 milhões de euros em garantias. António Costa Silva já tinha referido ter "grande expectativa" de que este valor pode ser recuperado.

José Sena Goulão / Lusa
15 de Junho de 2023 às 10:15
  • ...
O ministro da Economia e do Mar disse, na Grande Entrevista da RTP3, que as garantias de 85 milhões de euros incluídas na injeção que o Estado fez na Efacec não foram acionadas, sublinhando esperar que tal não venha acontecer.

"As garantias não foram acionadas e esperamos que não sejam. O objetivo é o Estado recuperar [o valor investido] e ao mesmo tempo manter a empresa", afirmou o ministro.

O Estado injetou 132 milhões de euros na Efacec, a que se somam mais 85 milhões de euros em garantias. António Costa Silva já tinha referido ter "grande expectativa" de que este valor pode ser recuperado.

Questionado sobre o valor da venda da Efacec ao fundo alemão Mutares, o também gestor reiterou que "os negócios não são para se fazer num bazar, na praça pública", sublinhando que em causa está uma "grande empresa tecnológica", que se articula com toda a cadeia no mercado português.

"Não nos podemos esquecer que [a Mutares] é cotada na bolsa de Frankfurt. Na altura que revelarmos o valor, tudo pode mudar", vincou, comprometendo-se a tornar a informação pública assim que a operação estiver concluída.

O processo depende ainda das chamadas condições precedentes, que incluem a autorização da Comissão Europeia, que, por sua vez, exige um teste de mercado, o pronunciamento das autoridades da concorrência e a negociação com os credores financeiros.

"Tudo o que eu possa dizer agora pode prejudicar esse processo e eu não quero, em prol do interesse público", insistiu.
Ver comentários
Saber mais Efacec Mutares Estado Informação sobre empresas grandes empresas António Costa Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio