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EDP vê como "praticamente impossível" dar maiores descontos no EDP 5D

"A nossa perspectiva das tarifas para 2011 faz-nos pensar que as condições de competitividade se reduzirão e será praticamente impossível oferecermos condições melhores que as actuais", afirma Jorge Cruz Morais, administrador da EDP.

11 de Novembro de 2010 às 15:00
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Condições de mercado menos favoráveis para clientes domésticos.
Os consumidores domésticos de electricidade em Portugal dificilmente contarão no próximo ano com ofertas mais atractivas que as actuais por parte da EDP Comercial, empresa do grupo EDP que actua no mercado liberalizado, tendo entre as suas ofertas o pacote EDP 5D.

"A nossa perspectiva das tarifas para 2011 faz-nos pensar que as condições de competitividade se reduzirão e será praticamente impossível oferecermos condições melhores que as actuais", esclareceu Jorge Cruz Morais, administrador da EDP, numa apresentação sobre a comercialização liberalizada do grupo.

Este ano na oferta 5D a EDP Comercial está a praticar descontos de 2% na potência e de 2% na energia face às tarifas reguladas. Esse tipo de estratégia tem permitido ao grupo desviar milhares de clientes da EDP Serviço Universal para a EDP Comercial.

Em Dezembro do ano passado o grupo tinha 252 mil clientes no mercado liberalizado, estimando terminar este ano com 310 mil.

"Temos a máquina montada para conquistar 50 mil clientes por ano", afirmou Jorge Cruz Morais, notando, porém, que só quando forem publicadas as tarifas definitivas para 2011 da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) é que a EDP estará em condições de fixar um objectivo para 2011.

A ERSE apresentou a sua proposta de tarifas eléctricas para 2011 a 15 de Outubro, traduzindo-se num aumento médio de 3,8% da factura da electricidade. Os tarifários definitivos serão publicados a 15 de Dezembro, após análise do parecer do conselho tarifário.

Segundo Jorge Cruz Morais, os dados preliminares da proposta de tarifas para 2011 deixam aos operadores do mercado liberalizado uma reduzida margem para a oferta de descontos face às tarifas reguladas no segmento residencial. Por outro lado, no segmento industrial, a obrigatoriedade de passagem de todos os consumidores ao mercado liberalizado é bem recebida pela EDP.

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