Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP só prevê realizar aumento da capital para financiar aquisição da Cantábrico

A Electricidade de Portugal esclareceu hoje que apesar de a Assembleia Geral de accionistas ir deliberar sobre uma autorização para realizar um aumento do capital social até 4,5 mil milhões de euros, a operação que a empresa tem prevista fazer corresponde

06 de Agosto de 2004 às 08:36
  • ...

A Electricidade de Portugal esclareceu hoje que apesar de a Assembleia Geral de accionistas ir deliberar sobre uma autorização para realizar um aumento do capital social até 4,5 mil milhões de euros, a operação que a empresa tem prevista fazer corresponde apenas a uma fracção deste montante.

Esta semana a eléctrica tinha publicado a convocatória da Assembleia Geral marcada para 7 de Outubro, onde pede autorização aos accionistas, para, no espaço de cinco anos, subir o capital social de 3 para um máximo de 4,5 mil milhões de euros.

Num comunicado a EDP diz que «o montante máximo da autorização solicitada pelo Conselho de Administração não equivale ao valor do financiamento necessário para a execução da transacção anunciada no dia 29 de Julho de 2004 (aumento da participação da EDP no capital social da Hidroeléctrica del Cantábrico para 95,7%), o qual corresponde apenas a uma fracção do montante máximo daquela autorização».

O mercado especulou que a EDP [edp], ao pedir para aumentar o capital num montante superior ao previsto, poderia estar a estudar uma outra operação. As acções da Unión Fenosa subiram ontem para um máximo dois anos, com especulações de que a EDP poderia comprar os 20% detidos na empresa espanhola, detidos pelo Santander.

«A EDP não antecipa, neste momento, a necessidade de proceder a qualquer outra operação de aumento de capital para além daquela relacionado com o financiamento da transacção anunciada no dia 29 de Julho de 2004», esclarece a empresa, no comunicado de hoje.

Para financiar a aquisição da Cantábrico, a EDP quer realizar um aumento de capital que lhe permita realizar um encaixe de 1,2 mil milhões de euros.


As acções da EDP seguiam a descer 0,89% para os 2,23 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio