Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP contesta tarifas divulgadas pela Concorrência

João Talone contestou ainda os preços divulgados na semana passada pelo presidente da AC que apontavam para tarifas em Portugal significativamente mais elevados que na Europa.

20 de Abril de 2004 às 14:01
  • ...

 

A laborar já desde 14 de Fevereiro, a central termoeléctrica de ciclo combinado do Ribatejo, hoje inaugurada oficialmente, é a primeira unidade electro-produtora nacional a funcionar em mercado aberto, sem os contratos de aquisição (CAE) e sem garantias de compra ou de preço, facto assinalado quer pelos responsáveis pela EDP, quer pelo primeiro-ministro, no dia do arranque formal do Mibel (mercado ibérico de electricidade).

Agora arranca o primeiro a gás natural com uma capacidade de 400 MW. Até final de Outubro, deverá avançar o segundo grupo e o terceiro está previsto para 2006. No total, a central terá capacidade para 1200 MW e representará um investimento de quase 600 milhões de euros.

No quadro das comemorações do 25 de Abril, Durão Barroso tem procurado demonstrar que em Portugal se está a cumprir uma das grandes metas da revolução que era o desenvolvimento.

Hoje, o primeiro-ministro dedica o dia aos recursos naturais e ao seu aproveitamento e em particular à energia. Depois da inaugurar a central da EDP, Durão Barroso irá ver o aproveitamento de regadio da barragem do Alqueva, em Ferreira do Alentejo e o terminal de GNL de Sines.

Ao fim do dia, já só com o ministro da Economia, Carlos Tavares, será a inauguração formal do Mibel, do lado português, com o início as transacções simuladas de compra e venda de electricidade a cargo do operador português do mercado a prazo, o Omip.

Não há conhecimento de nenhuma iniciativa em Espanha que assinale, ainda que formalmente, o arranque do mercado ibérico de electricidade.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio