Notícia
Dreamworks separa-se da Disney
A empresa da Steven Spielberg vai separar-se da Disney e juntar-se à Universal, segundo avança o "Hollywood Reporter". O último filme com a Disney será lançado em 2016, uma adaptação de uma obra de Roald Dahl.
A Dreamworks, empresa cinematográfica de Steven Spielberg, vai separar-se da Disney e, provavelmente, unir-se à Universal, segundo avançou a publicação norte-americana especializada no sector "Hollywood Reporter".
O último filme feito em parceria com a Disney será "The BFG", inspirado numa obra de Roald Dahl e que irá estrear em 2016, refere a mesma publicação. Uma fonte da Universal referiu apenas que "o estúdio acolherá de bom grado a hipótese de ser o parceiro de distribuição da Dreamworks". Nem a empresa de Spielberg nem a Disney comentaram esta questão.
A Disney assinou um acordo de longo prazo, exclusivo, com a Dreamworks em 2009 para distribuir os filmes da empresa com a marca Touchstone Pictures. Com este acordo, a Disney iria ganhar um "fee" de pelo menos 8% das receitas brutas dos filmes da Dreamworks, ao mesmo tempo que injectava 150 milhões de euros na sociedade, números que, segundo a Reuters, a empresa fundada por Walt Disney dizia serem pouco correctos.
O acordo expira em 2016 mas até Setembro de 2014 a Disney já tinha distribuído 11 filmes e emprestado 156 milhões à Dreamworks.