Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona da Guiness lança oferta para controlar United Spirits

O grupo Diageo, dona da marca Guiness, anunciou uma oferta sobre 26% do capital da United Spirits. O objectivo é ser o maior accionista da empresa de bebidas espirituosas da Índia.

15 de Abril de 2014 às 10:59
  • ...

O grupo Diageo anunciou esta manhã, em comunicado, que lançou uma oferta sobre 26% do capital da United Spirits, a maior produtora de “whisky” na Índia. O grupo inglês, dono de marcas como a Guiness, Johnnie Walker e Smirnoff, já detém cerca de 28,9% das acções da empresa indiana.

 

Caso esta operação se concretize, o grupo britânico ficará com cerca de 55% do capital da empresa de Bangalore.

 

As acções da United Spirtis atingiram o valor mais alto de sempre durante a sessão desta terça-feira, 15 de Abril. A empresa, cujo "chairman" é o empresário Vijay Mallya, dono da equipa de Fórmula 1 Force India, esteve a valorizar cerca de 15%.

 

O grupo Diageo está a oferecer cerca de 114 mil milhões de rupias (cerca de 1,36 mil milhões de euros) por 26% da United Spirits. Ou seja, 3.030 rupias por acção. 

 

O valor da oferta é 5,37% superior ao valor de fecho desta terça-feira da empresa indiana na bolsa de Nova Deli, 2.857,50 rupias. O analista da Edelweiss Financial Services, Ambareesh  Baliga, considera que o "prémio é bom, mas não deverá ter uma resposta esmagadora" por parte dos accionistas, referiu, citado pela Bloomberg.

 

Para o analista do BNP Paribas Financial Services, Gaurang Shah, a compra mostra "o grau de confiança que a Diageo tem no modelo de negócio da United Spirits". Citado pela Bloomberg, Gaurang Shah destaca que "com o forte balanço da Diageo, este negócio só poderá ser uma via única para o crescimento" da empresa britânica.

 

O grupo Diageo é o maior destilador do mundo e está a expandir-se para países em desenvolvimento, com uma classe média cada vez maior e com mais possibilidades para comprar este tipo de produtos.

 

Na bolsa de Londres, as acções da Diageo seguem a valorizar 0,52% para 1.907,00 libras. 

 

A Pernod Ricard, que em Portugal é dona da Macieira, é a principal concorrente do grupo Diageo e está também a diversificar a sua posição no mercado dos países emergentes. 

Ver comentários
Saber mais grupo Diageo United Spirits Johnnie Walker Smirnoff Vijay Mallya Pernod Ricard Macieira aquisições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio