Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

doDOC: O processador de texto que "realiza a edição automática e instantânea de conteúdos"

Empresa é um produto da Aspersus Innovation e nasceu quando os fundadores enfrentaram um problema transversal a todos os alunos de doutoramento: preparar documentos para publicação científica.

Negócios 31 de Julho de 2014 às 12:00
  • 1
  • ...

A doDOC é a "Startup Em Destaque" desta semana. Em baixo as respostas da empresa (enviadas por escrito) a questões colocadas pelo Negócios sobre a actividade da companhia.

 

O que é a doDOC, o que faz, onde e como nasceu?

 

doDOC é um processador de texto online que realiza a edição perfeita, automática e instantânea de conteúdos. Formatação de texto que demora horas a dias, doDOC transforma numa questão de segundos.

 

doDOC aumenta a produtividade, separando a escrita do processo de edição e permitindo foco completo no conteúdo criando documentos com formato perfeito com um click. doDOC, através da sua tecnologia proprietária realiza de forma automática e instantânea todos os passos para a obtenção de um formato perfeito e de acordo com todas as especificações desejadas pelo cliente.

 

doDOC é um produto da Aspersus Innovation. O projecto nasceu quando os fundadores enfrentaram um problema transversal a todos os alunos de doutoramento: preparar documentos para publicação científica. Verificada a lacuna existente e feita a avaliação de mercado, Carlos Boto, Federico Cismondi e Paulo Melo associaram a experiência em ciências computacionais, investigação e empreendedorismo para lançar a ideia.

 

Em Fevereiro de 2014 a Universidade de Coimbra, Diamantino Costa, co-fundador da Critical Software e o Instituto Pedro Nunes (IPN) premiaram a ideia na competição ArriscaC. A equipa está a trabalhar no desenvolvimento de produto e negócio, a participar no The Lisbon Challenge e a iniciar incubação virtual no IPN, em Coimbra.

 

O mercado alvo do doDOC é o de preparação de documentos científicos, estimado em 6/9 mil milhões de euros. A versão teste do doDOC foi lançada em Junho de 2014, com o objectivo de lançar a versão comercial para o mercado global em Setembro 2014. 

 

Quais são os principais indicadores financeiros da empresa e metas a atingir?

 

Nº trabalhadores: 3

Estrutura accionista: 3 Sócios Fundadores

Capital angariado: Ainda não realizámos qualquer ronda de investimento. O projecto está a ser financiado através de vários prémios monetários recebidos e através de apoios em produtos e serviços disponibilizados pelo Instituto Pedro Nunes e pelo The Lisbon Challenge.

 

Metas de resultados futuros: Crescimento da nossa base de utilizadores freemium, para desenvolvimento do produto e estabelecimento da "massa crítica" necessária à sua divulgação. Fecho dos primeiros contratos com empresas com forte componente de investigação e desenvolvimento em Portugal e o lançamento internacional da solução doDOC para clientes empresariais.

 

Quais são os factores diferenciadores da empresa?

 

doDOC tem a capacidade única de realizar a formatação perfeita de documentos de forma instantânea. Actualmente a preparação de documentos exige um esforço de edição exaustivo que pode ir de várias horas até dias. Agora, está à distância de um único click através da tecnologia proprietária doDOC. Os clientes podem dedicar toda a sua energia e conhecimento ao conteúdo, uma vez que doDOC toma conta de todos os detalhes técnicos relacionados com a formatação, aumentando de forma significativa a produtividade, assegurando a conformidade do documente criado e reduzindo enormemente o tempo e os custos associados com a preparação de documentos.

 

O cliente interage com um processador word intuitivo e de fácil utilização, que lhe permite visualizar, a qualquer momento, o documento com o formato final perfeito com  apenas um click. doDOC apresenta um mercado crescente de templates profissionais, disponibilizando mais de 300 formatos de publicações e conferências científicas, formatos comuns (APA, MLA, Chicago) e dezenas de CV’s. Adicionalmente, os utilizadores de doDOC podem criar os seus próprios templates. Os documentos criados podem ser exportados de forma segura e sem risco de desformatação para formatos populares tais como PDF, DOC e LaTex, sendo completamente compatíveis.

 

Mercados onde está presente

 

Contamos com utilizadores da versão de teste de mais de 20 países, em especial da Europa e América do Norte.

 

Quais são os objectivos para o futuro?

 

A preparação de documentos deveria ser simples, rápida e intuitiva. Na realidade é um processo confuso, demorado e muito pouco eficiente. A nossa tecnologia proprietária permite escrita colaborativa em tempo real e o uso de um poderoso gerador de formatos que com apenas um click transforma o documento criado num ficheiro formatado de forma perfeita. Esta é uma proposta de valor única no mercado de preparação de documentos.

 

Sendo crucial na preparação de qualquer documento, esta tarefa torna-se crítica no segmento de publicação científica. Os nossos contactos com clientes e o mercado demonstraram que qualquer oportunidade para aumentar a produtividade e diminuir o tempo de publicação de documentos científicos é extremamente bem vinda e de grande valor acrescentado. Identificamos a industria de publicação científica como mercado de entrada para o doDOC uma vez que este segmento de mercado é regido por regras estritas de formatação de documentos impostas por editoras de revistas científicas e pelas próprias Universidades.

 

doDOC vai revolucionar a forma como escrevemos documentos. A tecnologia doDOC pode ser implementada com sucesso em múltiplos segmentos de mercado além do mercado de publicação científica, tais como serviços de advocacia e financeiros, empresariais e do estado, e no ensino, o que abre um mundo de potenciais fontes futuras de receita para a nossa empresa
 
Carlos Boto, um dos fundadores da empresa

 

Ver comentários
Saber mais doDoc Aspersus Innovation
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio