Notícia
Dinamarqueses compram Solidal de Esposende por 192 milhões
A dinamarquesa NKT é o novo dono da Solidal – Condutores Eléctrico após comprar a empresa de Esposende à Njord Partners.
A Solidal nasceu em 1970 e viu o grupo Quintas & Quintas entrar no seu capital em 1987. Sete anos mais tarde, o grupo da família Quintas passou a controlar a 100% a Solidal.
Em 2019, a Njord Partners comprou a Solidal.
"A Solidal é uma forte adição estratégica em termos de capacidade e competência, fortalecendo a posição da NKT", refere Claes Westerlind, presidente e CEO da NKT, citado no comunicado.
A aquisição permite à empresa dinamarquesa alargar a sua presença geográfica no sul da Europa, complementando as fábricas que detém em Asnaes, na Dinamarca, Velke Mezirici, na Chéquia, e em Colónia, na Alemanha.
"A NKT é um reconhecido líder mundial na produção de condutores elétricos e não consigo pensar num melhor dono para apoiar a Solidal na expansão do seu alcance comercial e capacidades técnicas", diz o CEO da Solidal, François Moufflet.
A faturação da Solidal no ano passado rondou os 150 milhões de euros e os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de cerca de 20 milhões de euros.
Como parte da aquisição, a NKT, que emprega 5.000 pessoas e faturou 1.927 milhões de euros no ano passado, compromete-se a investir 50 milhões de euros na expansão da capacidade de produção de média e alta-voltagem na fábrica atual. A nova capacidade produtiva deverá estar operacional em 2027.