Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

DBRS prevê efeito a médio-longo prazo no retalho se inflação continuar elevada

Agência de notação financeira estima que elevada inflação associada a uma redução do poder de compra dos consumidores e a uma quebra nas cadeias de abastecimento terá um impacto no "retorno do capital investido" e enfraquecerá o perfil de crédito, especialmente das empresas menos rentáveis.

Confiança dos norte-americanos recupera do mínimo de sete meses
30 de Agosto de 2022 às 12:24
  • 1
  • ...
A elevada inflação aliada a uma queda na confiança do consumidor vai pesar na rentabilidade das empresas de retalho, afirma a DBRS. Numa análise sobre as implicações do atual ambiente económico neste setor, a agência de notação financeira canadiana antecipa que nos próximos 12 a 18 meses, as margens de EBITDA vão sofrer uma descida significativa, "abaixo dos valores registados no final de 2021, sobretudo para os retalhistas de média dimensão". 

Além disso, a agência prevê ainda uma queda no volume de vendas em produtos não essenciais e "uma deterioração significativa nos perfis de risco de crédito, particularmente na faixa de não-investimento".

"Apesar do aumento de custos se refletir parcialmente no preço de venda destes, acreditamos que os retalhistas europeus não terão capacidade de passar totalmente os custos mais elevados aos consumidores, o que levará a uma queda nos lucros", justifica a agência canadiana.

A elevada inflação associada à queda do poder de compra dos consumidores e a uma quebra nas cadeias de abastecimento terá um impacto no "retorno do capital investido e na estabilidade das margens, enfraquecendo o perfil de crédito especialmente das empresas menos rentáveis, geralmente classificadas a um nível de alto rendimento", acrescenta a DBRS.

O aumento dos preços já está a levar muitos consumidores a optar por alternativas mais baratas ou mesmo a adiar compras de produtos que não sejam essenciais. "Alguns setores estão mais expostos a este ciclo económico, como o dos bens duradouros, como é o caso de materiais de construção, assim como os retalhistas de média dimensão", detalha. 

A DBRS prevê uma "redução significativa no volume de transações nos próximos mês", o que levará a uma contração do índice europeu que mede a atividade mensal do setor do retalho em valor e volume. 

"Se a inflação se mantiver em níveis elevados além de 2020, isto terá efeitos a médio-longo prazo na rentabilidade das empresas, enfraquecendo o perfil de crédito em todo o espectro de notação", destaca Edoardo Danieli, vice-presidente Adjunto do European Corporate Credits.
Ver comentários
Saber mais DBRS EBITDA bens de consumo economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio