Notícia
David Cameron em conversações com presidente da AstraZeneca
O primeiro-ministro quer salvaguardar os empregos no Reino Unido em caso de um eventual negócio com a Pfizer.
David Cameron esteve à conversa com o presidente da AstraZeneca. A garantia é do porta-voz do governo britânico e é uma resposta às acusações da oposição ao primeiro-ministro de que este não está preocupado com os empregos no Reino Unido.
O porta-voz do executivo britânico contou aos jornalistas que o governo está em “contacto próximo com a Pfizer e a Astrazeneca para salientar a importância da pesquisa e desenvolvimento […] baseados no Reino Unido”, refere o “The Guardian”.
No entanto, a mesma fonte indicou que a decisão em relação ao futuro da empresa inglesa é “uma matéria dos accionistas” da AstraZeneca.
Nos últimos dias, o responsável pela área do ambiente do partido trabalhista (Labour), Chuka Umunna, criticou o executivo de David Cameron pelo “falhanço em fazer tudo para proteger o maior activo britânico”.
As conversações surgiram depois de o conselho de administração da AstraZeneca anunciou esta manhã, 2 de Maio, a recusa da proposta de compra pela norte-americana Pfizer. A empresa britânica declinou 63,1 mil milhões de libras (cerca de 77 mil milhões de euros) por considerar a proposta “inadequada” e “abaixo do valor de mercado”.
As acções da AstraZeneca estão a valorizar 0,06% para 4.818,00 pence na bolsa de Londres. Os títulos da Pfizer, na bolsa de Nova Iorque, estão a desvalorizar 1,04% para 30,825 dólares.