Notícia
Copo da Starbucks no episódio da Guerra dos Tronos pode valer 2,3 mil milhões de dólares
Quanto ganhou a Starbucks com o "buzz" gerado pelo facto de um copo que nem era da marca ter aparecido num episódio da Guerra dos Tronos? O CEO de uma empresa de marketing quantifica em 2,3 mil milhões de dólares.
O quarto episódio da última temporada da Guerra dos Tronos não foi dos mais vibrantes, e desde que ficou disponível na HBO, no passado domingo, um dos temas mais comentados pelos fãs nada tem a ver com batalhas, dragões e outros temas que marcam esta que é uma das séries televisivas com mais audiências de sempre.
Foi um copo de café de papel, colocado numa mesa onde estava sentada a principal protagonista da série (Daenerys Targaryen ), que motivou mais conversas sobre este episódio. Devido às semelhanças, o copo foi associado à Starbucks, mas sabe-se agora que nem era da conhecida marca de cafés norte-americana. A HBO assumiu o erro, já corrigiu o episódio e nega que se tenha tratado de uma colocação propositada do produto ("product placement").
Certo é que a Starbucks beneficiou de uma elevada exposição mediática ao longo dos últimos dias sem que para tal tenha incorrido em qualquer custo. E quanto vale toda esta publicidade gratuita? Stacy Jones, CEO da empresa de marketing Hollywood Branded, fez as contas e chegou a um número: 2,3 mil milhões de dólares, refere a CNBC.
Para justificar este valor, Stacy Jones cita dados avançados pela Critical Mention, que contabilizou 10.627 menções à Starbucks e "Game of Thrones" nas notícias online, de televisão e rádio em todo o mundo.
"É uma oportunidade que acontece uma vez na vida para a Starbucks", afirmou o especialista, assinalando que os dados da Critical Mention representam "apenas a ponta do iceberg", pois além das notícias "é preciso adicionar o impacto nas redes sociais e nas conversas das pessoas".
Segundo a Talkwalker, no espaço de 48 horas foram registadas quase 200 mil menções à Starbucks e "Game of Thrones" nas redes sociais e blogues.
Dan Hill, CEO da Hill Impact, diz que é "impossível" quantificar o valor desta "publicidade gratuita" para a Starbucks, assinalando que o facto de ter sido acidental ainda a torna mais valiosa.