Notícia
Colep realiza fusão com grupo canadiano (act)
A Colep, do grupo RAR, anunciou hoje em comunicado, a fusão das suas operações com o grupo canadiano CCL Custom Manufacturing, Europe. A nova empresa criada, a Colep CCL, com vendas de 300 milhões de euros e 1.700 funcionários, terá como principal accioni
A Colep, do grupo RAR, anunciou hoje em comunicado, a fusão das suas operações com o grupo canadiano CCL Custom Manufacturing, Europe. A nova empresa criada, a Colep CCL, com vendas de 300 milhões de euros e 1.700 funcionários, terá como principal accionista a RAR, com 60%.
O valor conjunto da empresa para efeitos da transacção ascendeu a 230 milhões de euros, pelo que a Colep foi avaliada em 138 milhões de euros
A CCL deterá os restantes 40% do capital da nova companhia. A entrada da Colep numa multinacional do sector das embalagens metálicas estava a ser negociada desde o ano passado, como o Jornal de Negócios noticiou recentemente.
Esta fusão dará origem a «um grupo com cobertura pan-europeia com unidades produtivas na Alemanha, Espanha, Polónia, Portugal e Reino Unido, com estreitas ligações à América do Norte, criando desta forma a maior empresa europeia de «contract manufacturing», refere o comunicado.
Tanto a Colep como a CCL operam no sector das embalagens metálicas e do «contract manufacturing, «área que se refere à formulação, enchimento e embalamento de produtos de cosmética, higiene pessoal, cuidado do lar e farmacêutica, em regime de "outsourcing" para empresas multinacionais».
A fusão é justificada com a obtenção da cobertura e dimensão geográfica ideal «para posicionar a nova empresa como o fornecedor de referência dos líderes de mercado». É também referida a necessidade prestar «melhor apoio ao cliente», «num mercado em que se assiste a uma tendência crescente em direcção a soluções de outsourcig».
De acordo com o comunicado, «a conclusão da operação de fusão, que se estima possa ocorrer em Julho de 2004, está sujeita à finalização do processo habitual de ‘due diligence’, incluindo a obtenção das aprovações das entidades reguladoras».
Embora com este condicionamento, está já acertado que o presidente do Conselho de Administração será Virgílio Folhadela, actual presidente da Colep, transitando o administrador-delegado Vítor Neves para a mesma função na nova empresa. Os outros dois membros executivos serão Paul Bertin, da CCL Europe, e Marino Turiel, administrador da Colep. No Conselho de Estratégia, composto por cinco membros, terão assento João Nuno Macedo Silva, Presidente da RAR e Don Lang, CEO da CCL Industries, a quem caberá a presidência.
A Colep, que faz parte do grupo RAR desde 2001, depois de uma oferta pública de aquisição na Euronext Lisbon, fabrica embalagens metálicas industriais e aerossol e faz «contract manufacturing» de produtos de higiene pessoal e de cuidado do lar. Teve em 2003 um volume de vendas de 160 milhões de euros e emprega mais de 1200 pessoas em Portugal, Espanha, Polónia e Reino Unido.
A CCL Custom Manufacturing Europe é uma empresa de «contract manufacturing» de produtos de higiene pessoal, cuidado do lar e farmacêutica, na forma aerossol, líquido e gel.
Tem unidades no Reino Unido e Alemanha e emprega aproximadamente 500 pessoas. Faz parte do grupo CCL Industries, com sede em Toronto, no Canadá, que opera no sector das embalagens. O grupo canadiano emprega 6.100 pessoas e possui 37 unidades de produção na América do Norte e Central e na Europa.