Notícia
Cerveja Corona também é ‘vítima’ do coronavírus
O novo coronavírus tem uma vítima inesperada: uma das cervejas mais populares do mundo.
A cerveja Corona tornou-se alvo de memes e vídeos partilhados nas redes sociais, numa altura em que o Covid-19 continua a fazer vítimas um pouco por todo o mundo. Dados sobre o aumento das pesquisas na internet por "vírus da cerveja corona" e "coronavírus da cerveja" mostram que a cerveja mexicana não conseguiu escapar à associação. A chamada intenção de compra entre adultos nos EUA caiu para o nível mais baixo em dois anos, segundo dados da YouGov.
O impacto agravou-se nos últimos dias com o aumento das infeções. As ações da Constellation Brands, fabricante da cerveja Corona, afundaram mais de 15% esta semana em Nova York. E o indicador que mede a perceção da marca Corona - que monitoriza se os adultos nos EUA ouviram coisas positivas ou negativas sobre ela - caiu de 75 no início do ano para 51 agora, segundo a YouGov.
A marca Corona, cujo nome faz referência à coroa solar em espanhol e nada tem a ver com o vírus, é a terceira cerveja mais popular dos EUA, de acordo com o ranking da YouGov. A Guinness é a primeira, seguida da Heineken.
Outro motivo para a queda da intenção de compra pode ser a perceção da cerveja Corona como uma bebida de verão associada a férias na praia, escreveu o jornalista de dados comerciais da YouGov, Graeme Bruce, num artigo publicado na quarta-feira. Portanto, há flutuações sazonais significativas, acrescentou.
A empresa que detém a marca Corona, a AB InBev, está a enfrentar o seu pior trimestre dos últimos dez anos, devido ao coronavírus.
Nos últimos dois meses a empresa perdeu cerca de 170 milhões de dólares de lucros na China, numa altura em que esperavam fortes vendas devido ao Ano Novo Lunar.
As perdas já levaram a companhia a cortar o bónus do CEO e a antecipar uma forte descida dos lucros do trimestre.