Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centro comercial de império turco dos media arrestado por incumprimento de dívida

O "shopping" tomado pela banca por falta de pagamento de dívida é da propriedade do grupo Demiroren, que detém o jornal Hurriyet e o canal turco da CNN, é considerado próximo do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Reuters
Diana do Mar dianamar@negocios.pt 20 de Março de 2023 às 11:34

Um centro comercial detido pelo maior império dos media da Turquia, localizado no coração de Istambul, foi arrestado depois de a empresa ter falhado em pagar parte da sua dívida, naquele que é o mais recente golpe sofrido pelo grupo devido a empréstimos não pagos.

Segundo a Bloomberg, o Denizbank AS, a filial turca do Emirates NBD Bank PJSC, afirmou ter tomado posse do Demiroren Shopping Mall, com uma área de 19 mil metros quadrados, situado na zona turística de Taksim, da Demiroren Holding AS por causa de uma dívida, sem que tenha facultado, porém, mais detalhes.

O Demiroren é tido como próximo do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, com o negócio a abarcar, além da comunicação social, imobiliário ou energia.

Em 2018, o grupo comprou o jornal Hurriyet e o canal de televisão CNN Turk por quase mil milhões de dólares, transformando-os em veículos pró-governo, de acordo com a agência de notícias financeira que indica que os pagamentos dos empréstimos usados para financiar essas aquisições ficaram sob pressão depois de as audiência terem caído e a lira turca enfraquecido face ao dólar norte-americano.

O grupo encetou conversações para reestruturar aproximadamente 1,5 mil milhões de dólares em empréstimos em 2021, mais de metade dos quais com o estatal Ziraat Bankasi AS. No entanto, segundo a Bloomberg, o banco e a sua unidade imobiliária acabariam por confiscar entretanto de um terreno, assim como outro edifício que o Demiroren tem em Istambul por causa das suas dívidas.

(Notícia atualizada às 19h com correção da área do centro comercial)

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças Informação sobre empresas economia (geral) banca Turquia Recep Tayyip Erdogan
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio