Notícia
BYD e Uber unem esforços para integrar 100 mil novos veículos elétricos na plataforma
A parceria terá início na Europa - Portugal incluído - e na América Latina, com a expectativa de que se alargue num futuro próximo a países de novos mercados como o Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia.
A fabricante automóvel chinesa BYD Auto anunciou esta quinta-feira uma parceria estratégica plurianual com a marca de transporte de passageiros por aplicativos (TVDE) Uber, com o objetivo de integrar 100.000 novos veículos elétricos na plataforma da empresa nos principais mercados globais onde opera, Portugal incluído.
A parceria terá início na Europa e na América Latina, com a expectativa de que se alargue num futuro próximo a países de novos mercados como o Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia.
As duas empresas esperam que este acordo possa oferecer melhores preços e ofertas de financiamento para veículos BYD aos motoristas da Uber na respetiva plataforma. Somam-se ainda descontos no carregamento, na manutenção do veículo ou no seguro, bem como ofertas de financiamento e aluguer.
A colaboração abrange também a implementação de futuros veículos de condução autónoma da BYD na plataforma Uber.
"Ao trabalharem em conjunto, as empresas pretendem reduzir o custo total de propriedade de veículos elétricos para os motoristas da Uber, acelerando a adoção deste tipo de veículos na plataforma da Uber a nível global e promovendo viagens mais sustentáveis junto de milhões de passageiros", refere um comunicado conjunto, acrescentando que os motoristas da Uber estão a optar por veículos elétricos cinco vezes mais depressa do que os proprietários de automóveis particulares.
No entanto, os inquéritos feitos aos motoristas mostram que os preços dos veículos elétricos e a disponibilidade de financiamento continuam a ser os principais obstáculos à mudança.
"A Uber e a BYD partilham o compromisso de inovar no caminho para um mundo mais limpo e sustentável", afirmou Chuanfu Wang, presidente do Conselho de Administração e "chairman" da BYD.
"Sendo o maior acordo global do género, estamos entusiasmados com os benefícios que esta parceria trará aos motoristas, passageiros e cidades", afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber. "Quando o motorista da Uber muda para um veículo elétrico, pode obter até quatro vezes mais benefícios em termos de emissões do que um motorista normal, simplesmente porque está mais tempo na estrada".
Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas, também comentou: "Esta colaboração marca uma nova era na eletrificação da mobilidade urbana, e estamos ansiosos por ver os nossos modelos tornarem-se uma visão comum nas ruas das cidades em todo o mundo."
A BYD foi fundada em 1995 como fabricante de baterias recarregáveis. Hoje tem mais de 30 parques industriais na China, Estados Unidos, Canadá, Japão, Brasil, Hungria e Índia. subsidiária da BYD, a BYD Auto nasceu em 2003 er dedica-se a toda a cadeia de produção das viaturas elétricas, tais como baterias, motores elétricos, controladores eletrónicos e semicondutores.