Notícia
BVLP assina acordo para fusão com Euronext (act.)
A Bolsa de Valores de Lisboa e Porto anunciou que assinou, às 19h00 de hoje, um acordo de intenção para uma futura fusão com a Bolsa pan-europeia Euronext.
Alves Monteiro, presidente da BVLP, já tinha anunciado que seria este mês definida a política de alianças da Bolsa nacional. A BVLP já tinha anunciado que mantinha negociações formais com a Euronext, com vista a uma fusão.
Num comunicado emitido ao fim do dia de hoje, a BVLP refere que «a BVLP e a Euronext NV, a primeira Bolsa pan-europeia, assinaram hoje às 20h00, hora de Paris (19h00 em Lisboa), um “Memorandum of Understanding” com vista à futura fusão das duas entidades».
Na mesma fonte refere que «o acordo agora assinado corresponde à concretização da estratégia estabelecida, por unanimidade e em devido tempo, pelo Conselho de Administração da BVLP, tendo por base o entendimento de que a participação no processo de concentração do sector bolsista europeu seria o passo mais indicado para o mercado português».
A BVLP explica a escolha da Euronext por considerar «que o modelo adoptado pela Euronext, com uma única plataforma de negociação servindo vários mercados, contribuirá de modo decisivo para a optimização da estrutura de negociação da bolsa portuguesa, com beneficio para os membros, as entidades emitentes e os investidores».
A BVLP escolheu a Schroder Salomon Smith Barney (SSSB) para prestar todo o serviço de assessoria no âmbito das negociações formais em curso com vista à adesão da Bolsa portuguesa à Euronext.
BVLP passa a Euronext LisboaDepois da fusão na Bolsa pan-europeia Euronext, a designação da Bolsa nacional passará a ser de Euronext Lisboa «tal como se verificou com as bolsas fundadoras: Amsterdão, Bruxelas e Paris», esclarece a BVLP, acrescentando que «prevê-se que os mercados, produtos e índices actualmente geridos e negociados na BVLP venham a ser genericamente integrados na Euronext».
Depois de assinado este acordo de intenções, vão prosseguir as negociações entre a BVLP e a Euronext para a operacionalização da fusão, ainda sujeita às aprovações necessárias e bem assim à respectiva acomodação legal e regulamentar.
Comentando este negócio, Alves Monteiro refere que «a fusão com a Euronext consubstancia um passo essencial na estratégia de posicionamento da BVLP no mercado global. Acreditamos que a Euronext oferece elevados níveis de eficiência, qualidade de serviço, tecnologia e inovação, para as diferentes linhas de negócio existentes, e, adicionalmente, estamos cientes que a fusão proporcionará aos nossos utilizadores um mercado dotado de maior profundidade e liquidez».
BVLP: o quatro membro da primeira Bolsa pan-europeiaCaso a fusão seja concretizada, a BVLP passa a ser o quarto membro da Euronext, que foi constituída após a fusão das praças de Paris, Bruxelas e Amsterdão.
«Aberto a outras Bolsas e com uma dinâmica assente no princípio da igualdade de estatuto e funções, a Euronext continuará a crescer através dos relacionamentos com outros mercados e plataformas de negociação, na Europa e noutras regiões do globo, providenciando o acesso aos seus produtos, ao longo de 24 horas», refere o mesmo comunicado.
Em Dezembro de 2000, a capitalização bolsista do Euronext ascendia a 2.420 biliões de euros (485 biliões de contos) e o volume de transacção registado no sistema de negociação electrónico totalizou, em termos médios mensais, 142 biliões de Euros (28,46 biliões de contos), posicionando o Euronext como o maior mercado da Europa.
A Euronext vai colocar parte do seu capital em acções na Bolsa, esperando encaixar cerca de mil milhões de euros (200 milhões de contos), anunciou a Bolsa europeia em Maio.