Notícia
Brasil pode atingir 70 milhões de telemóveis este ano
Se as vendas em Dezembro «mantiverem a tendência observada neste semestre em relação a igual período do ano passado», o Brasil «poderá aproximar-se dos 70 milhões de telefones móveis ainda este ano», avalia Pedro Jaime Ziller, presidente da Agência Nacion
Se as vendas em Dezembro «mantiverem a tendência observada neste semestre em relação a igual período do ano passado», o Brasil «poderá aproximar-se dos 70 milhões de telefones móveis ainda este ano», avalia Pedro Jaime Ziller, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No mês de Novembro, mais 1,52 milhões de novos clientes passaram a ter telemóvel no Brasil, chegando já a 61,18 milhões de terminais em todo do território brasileiro.
Com este desempenho, somado ao número de telefones fixos, o Brasil superou a marca de 100 milhões de telefones em operação, avançou o presidente da entidade reguladora das telecomunicações no Brasil.
Citado em comunicado, o presidente da entidade reguladora, salienta que o Brasil, ao superar o total de 61 milhões de telefones móveis, passou a ocupar a sexta posição mundial em telefonia móvel, «atrás apenas de países populosos e desenvolvidos, como a China e Estados Unidos».
A Anatel acredita que «o Brasil, provavelmente no próximo ano, avance, em volume, da sexta para a quarta posição no mercado mundial de aparelhos móveis».
Os números de Novembro de 2004 comparados com os de Dezembro de 1994 mostram que os «acessos móveis cresceram, nesse período, ou seja, em 10 anos, 8.002%, ritmo de evolução experimentado por raros países em todo o mundo», avaliou.
Do número de novos acessos em Novembro, 20,25% são de pós-pagos e o restante de pré-pagos.
A penetração do móvel no Brasil cresceu nos últimos 10 anos dos 0,5% da população para 34,16% no mês passado, facto que o presidente assinala como demonstrativo de que o «sector tem, ainda, muito horizonte para se expandir».
O presidente lembra ainda estimativas do sector industrial que apontam que, este ano, sejam comercializados em torno de 30 milhões de aparelhos telemóveis em todo o Brasil.
Deste total, segundo a Associação Brasileira da Indústria Electro e Electrónica (Abinee), 50% serão adquiridos por novos assinantes e a outra metade, por assinantes que substituirão os aparelhos antigos.
A Portugal Telecom (PT) [ptc] está presente no mercado móvel brasileiro através da participada Vivo que controla mais de 25 milhões de clientes, sendo líder deste segmento.
*Correspondente em São Paulo