Notícia
BPP cancela investimentos em publicidade para 2009
A primeira edição de Janeiro do semanário "Expresso" não terá, pela primeira vez nos últimos 10 anos, a publicidade do Banco Privado Português (BPP) nas páginas iniciais da "Revista Única".
23 de Dezembro de 2008 às 00:01
A primeira edição de Janeiro do semanário "Expresso" não terá, pela primeira vez nos últimos 10 anos, a publicidade do Banco Privado Português (BPP) nas páginas iniciais da "Revista Única".
A nova administração do banco decidiu cancelar todo o investimento em publicidade para 2009, medida que levou à suspensão da campanha que a BBDO Portugal desenvolvia exclusivamente para as páginas do "Expresso" desde 1999.
A decisão foi tomada na sequência dos graves problemas financeiros que chegaram a colocar em causa a viabilidade do banco anteriormente liderado por João Rendeiro. "O que podemos dizer é que as campanhas para 2009 foram canceladas. A única acção que tínhamos neste momento era a do 'Expresso', que será suspensa a partir da próxima semana", adiantou ao Negócios fonte do departamento de marketing do BPP.
Uma informação confirmada pela directora comercial do jornal, Maria João Peixe Dias, que lamenta a perda de "um cliente importante". "Mas não podemos dizer que foi uma surpresa", refere, numa alusão aos recentes problemas que envolveram o BPP. "Já havia um acordo para a renovação do contrato anual, mas a agência BBDO informou-nos da decisão de cancelamento", explica a directora comercial do "Expresso", que mantém a expectativa de poder voltar a contar com esta campanha nas páginas do jornal. "Foi-nos dito que pode regressar numa segunda fase. Mas, por agora, decidiram não assumir um compromisso de longo prazo".
Estratégia que, diz, está a sentir-se junto de muitos anunciantes que "estão a abandonar o contrato anual de publicidade em detrimento do investimento pontual". Uma solução que lhes dá a vantagem de "não ter um compromisso anual", mas que "retira capacidade negocial para descontos em investimentos mais prolongados". "É um reflexo da conjuntura", reconhece.
No caso da campanha do BPP, a directora comercial garante que a longevidade da parceria não assegurava ao banco um tratamento especial. "Era um contrato normal, com descontos como os negociados com outros clientes". Nos preços de tabela agora praticados pela "Revista Única", a página dupla usada pelo BPP apresenta um custo de 14.500 euros por edição.
A campanha "O Livro" foi criada pela agência BBDO, em 1999, e tinha por mote a publicação de textos sobre dinheiro. Durante os últimos 10 anos, a campanha contou com textos escritos por personalidades como Miguel Esteves Cardoso, Manuel Alegre, Agustina Bessa Luís ou Mia Couto. Os convites eram feitos pela BBDO e a escrita dos textos era livre. Em 2001, a revista "Campaign" considerou esta campanha de imprensa como uma das 10 melhores do mundo.
A nova administração do banco decidiu cancelar todo o investimento em publicidade para 2009, medida que levou à suspensão da campanha que a BBDO Portugal desenvolvia exclusivamente para as páginas do "Expresso" desde 1999.
Uma informação confirmada pela directora comercial do jornal, Maria João Peixe Dias, que lamenta a perda de "um cliente importante". "Mas não podemos dizer que foi uma surpresa", refere, numa alusão aos recentes problemas que envolveram o BPP. "Já havia um acordo para a renovação do contrato anual, mas a agência BBDO informou-nos da decisão de cancelamento", explica a directora comercial do "Expresso", que mantém a expectativa de poder voltar a contar com esta campanha nas páginas do jornal. "Foi-nos dito que pode regressar numa segunda fase. Mas, por agora, decidiram não assumir um compromisso de longo prazo".
Estratégia que, diz, está a sentir-se junto de muitos anunciantes que "estão a abandonar o contrato anual de publicidade em detrimento do investimento pontual". Uma solução que lhes dá a vantagem de "não ter um compromisso anual", mas que "retira capacidade negocial para descontos em investimentos mais prolongados". "É um reflexo da conjuntura", reconhece.
No caso da campanha do BPP, a directora comercial garante que a longevidade da parceria não assegurava ao banco um tratamento especial. "Era um contrato normal, com descontos como os negociados com outros clientes". Nos preços de tabela agora praticados pela "Revista Única", a página dupla usada pelo BPP apresenta um custo de 14.500 euros por edição.
A campanha "O Livro" foi criada pela agência BBDO, em 1999, e tinha por mote a publicação de textos sobre dinheiro. Durante os últimos 10 anos, a campanha contou com textos escritos por personalidades como Miguel Esteves Cardoso, Manuel Alegre, Agustina Bessa Luís ou Mia Couto. Os convites eram feitos pela BBDO e a escrita dos textos era livre. Em 2001, a revista "Campaign" considerou esta campanha de imprensa como uma das 10 melhores do mundo.