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Bombardier Portugal factura 75 milhões em 2002

A Bombardier Transportation Portugal, unidade portuguesa da multinacional canadiana Bombardier, factura cerca de 75 milhões de euros por ano através da operação da sua fábrica na Amadora, valor que se manteve em 2002, apurou o Negocios.pt.

03 de Abril de 2003 às 18:32
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A Bombardier Transportation Portugal, unidade portuguesa da multinacional canadiana Bombardier, factura cerca de 75 milhões de euros por ano através da operação da sua fábrica na Amadora, valor que se manteve no exercício de 2002, apurou o Negocios.pt.

A fábrica da Bombardier na Amadora emprega cerca de 550 trabalhadores e assume-se como o maior fabricante ferroviário do país, fornecendo comboios para o Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto e CP.

Neste momento, está a desenvolver e fabricar automotoras e carruagens para a CP, para utilização na linha de Sintra e na linha de comboios suburbana do Porto, além de estar a fornecer as composições para o Metro do Porto.

A Bombardier Portugal também exporta, estando actualmente a fornecer comboios para o Metro de Nottingham (Inglaterra) e encontrando-se em negociações para fornecer equipamento para um outro metropolitano europeu.

A Bombardier opera em Portugal apenas no sector ferroviário, depois da aquisição pelo grupo canadiano da AdTanz, que, por sua vez, já havia adquirido a ex-Sorefame.

O Grupo Bombardier, o terceiro maior fabricante de jactos comerciais, apresentou ontem os resultados a nível internacional e revelou um plano estratégico de reestruturação, que implica a venda da divisão de produtos recreativos (motos de água, motos de neve e motos todo-o-terreno) e de outras áreas não estratégicas para a empresa. Com esta previsível alienação, a Bombardier espera encaixar cerca de 1,7 mil milhões de euros.

As receitas do ano, terminado em 31 de Janeiro de 2003, foram de cerca de 17,7 mil milhões de euros, traduzindo um crescimento de 8,5% face ao exercício precedente. A carteira de encomendas está actualmente avaliada em cerca de 33,4 mil milhões de euros.

Por Nuno Miguel Silva

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