Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bial surpreendida com as declarações do presidente da ANF

Ao contrário do que João Cordeiro afirmou no Parlamento, farmacêutica diz que o Zebenix já é comparticipado em cinco países.

06 de Outubro de 2010 às 18:51
  • ...
A Bial mostrou-se hoje “surpresa” com as declarações de João Cordeiro, presidente da ANF, na comissão parlamentar da Saúde, sobre a comparticipação do medicamento Zebenix.

O presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF) afirmou hoje no Parlamento que era um “escândalo” a comparticipação do antiepiléptico da Bial Zebenix, apelando a uma investigação policial à comparticipação deste fármaco, por considerar que apenas é considerado inovador em Portugal, que não é comparticipado em mais nenhum país e por ter um preço 10 vezes superior a outros medicamento antiepilépticos.

Num comunicado de resposta às declarações hoje proferidas por João Cordeiro, a Bial afirmou que este antiepiléptico “está já a ser comercializado em nove países europeus, estando já comparticipado em cinco destes, entre os quais Inglaterra, Alemanha e Dinamarca”.

A farmacêutica portuguesa explica ainda que o Zebenix tem como fim “o tratamento adjuvante de adultos com crises epilépticas parciais, com ou sem generalização secundária”, sublinhando que “cerca de 40% dos doentes com crises parciais não conseguem controlar as crises com os medicamentos antiepilépticos existentes”.

Relativamente ao valor de mercado do Zebinix, a Bial diz que “o preço praticado em Portugal é semelhante aos dos outros países onde este fármaco já está a ser comercializado” e que o preço “foi determinado com base nos produtos lançados recentemente para a mesma indicação terapêutica”.

A empresa lidera por Luís Portela concluiu o comunicado, referindo que o Zebinex é o “primeiro medicamento de patente portuguesa – que constitui um orgulho para a Bial e também para a indústria farmacêutica nacional”.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio