Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos espanhóis vão ter de reforçar provisões

Amanhã, o governo de Mariano Rajoy vai apresentar o seu pacote para a banca. Além do reforço de provisões, espera-se que os bancos sejam obrigados a reforçar o Fundo de Garantia dos Depósitos. O governo espanhol vai ter de explicar a reestruturação da banca no Eurogrupo de segunda-feira.

10 de Maio de 2012 às 19:58
  • ...
O governo espanhol deverá aprovar amanhã um reforço de provisões à banca para cobrir o risco com o crédito imobiliário. Tem-se falado num reforço de provisões de 30 a 35 milhões. Mas a "Europa Press" avança, agora, que o reforço pode atingir os 40 mil milhões de euros. Isto depois de os bancos já terem sido obrigados a fazer imparidades de 54 mil milhões de euros.

Além do reforço das imparidades, o Governo de Mariano Rajoy estará a preparar-se para exigir uma dotação extraordinária para o Fundo de Garantia dos Depósitos de 18 a 20 mil milhões de euros. Este fundo conta, actualmente, com menos de dois mil milhões de euros, considerado insuficiente.

Citando fontes anónimas, a "Europa Press" diz que o diploma que está a ser preparado pelo Ministério da Economia quer elevar a cobertura da carteira imobiliária, passando de 7% para 30%.

Com este pacote, o Governo de Rajoy quer acalmar os investidores internacionais, garantindo a solvabilidade da banca espanhola.

Aguarda-se, ainda, que nesse pacote esteja a criação de um "bad bank", onde se colocarão os imóveis que a banca teve de absorver. A fórmula ainda não é conhecida.

Bruxelas quer explicações

Os ministros das Finanças da Zona Euro, que vão reunir-se na próxima semana em Bruxelas, vão exigir ao representante espanhol, Luis de Guindos, que Espanha realize uma avaliação independente aos activos imobiliários do sector financeiro, para verificar com maior transparência a verdadeira situação do sector.
O Eurogrupo reúne-se na próxima segunda-feira e Guindos terá uma das suas principais reuniões, já que nos últimos dias os olhos estão postos em Espanha.

O Eurogrupo, segundo noticia o "El Mundo", espera que o Governo espanhol prepare estimativas sobre a evolução dos preços dos imóveis nos próximos anos e, com base neles, desenhe um plano de imparidades. Também a nacionalização do Bankia vai estar na ordem do dia.

Ver comentários
Saber mais Luis de guindos banca espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio