Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha prepara-se para ficar com 25,1% da Lufthansa

A Lufthansa está a negociar um resgate de 10 mil milhões de euros, que levará a Alemanha a ficar com uma participação de 25,1% na companhia aérea, adianta o Der Spiegel.

Krisztian Bocsi/Bloomberg
01 de Maio de 2020 às 12:29
  • 3
  • ...
As companhias áreas estão a ser fortemente penalizadas pela pandemia que está a assolar todo o mundo. E a Lufthansa não é exceção. A Alemanha prepara-se para resgatar a empresa, entrando no seu capital. 

Conforme avança o jornal alemão Der Spiegel, citado pela Reuters, a Lufthansa está a negociar um resgate de 10 mil milhões de euros. Este processo levará a Alemanha a ficar com uma participação de 25,1% no capital da companhia aérea. 

Deste montante, 5,5 mil milhões de euros serão injetados através de uma participação que obrigará a empresa a pagar um cupão de 9% ao governo alemão, adianta ainda o jornal. A Bloomberg refere-se a uma "participação silenciosa" que vai limitar o controlo exercido pelo Estado na Lufthansa.


Já os restantes 3,5 mil milhões serão disponibilizados sob a forma de empréstimos concedidos pelo banco estatal, o Kreditanstalt für Wiederaufbau (KFW), refere o Der Spiegel, acrescentando que a Bélgica, Áustria e Suíça também poderão contribuir para este resgate. 

Fonte do governo alemão afirmou à Reuters que as "negociações e as discussões estão em curso". A Bloomberg adianta que estas deverão continuar na próxima semana, citando fontes próximas do processo. 

Várias companhias em todo o mundo foram forçadas a suspender ou a reduzir significativamente o número de voos devido à pandemia da covid-19, resultando numa quebra do tráfego no espaço aéreo. Em Portugal, a TAP avançou para um lay-off de cerca de 90% dos trabalhadores e está agora em negociações com o Governo para uma capitalização. Como avançou o Eco, a empresa precisará entre 600 e 700 milhões de euros para assegurar o cumprimento dos compromissos.

(Notícia atualizada.)

Ver comentários
Saber mais Lufthansa Alemanha covid-19
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio