Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alemã Bertelsmann compra Livraria Bertrand

A Bertelsmann, que em Portugal está presente através da Media Capital, acordou comprar a livraria Bertrand, anunciou hoje a empresa alemã.

27 de Junho de 2006 às 14:28
  • ...

A Bertelsmann, que em Portugal está presente através da Media Capital, acordou comprar a livraria Bertrand, anunciou hoje a empresa alemã em comunicado.

A Bertrand é a maior empresa do sector a funcionar em Portugal há mais de 270 anos e, a três meses de abrir mais duas grandes lojas – no Campo Pequeno e no Algarve –, soma já 47 espaços em todo o país.

O grupo alemão reforça assim a sua presença em Portugal que, além do sector livreiro - Círculo de Leitores (venda directa de livros), a editora Temas & Debates e a Printer Portuguesa (gráfica, a maior produtora de livros do país) - passa ainda pelo discográfico(detém a editora Sony/BMG) e pela televisão, através da participação de 33% na Media Capital, empresa que gere a TVI. Esta posição na Media Capital é detida através da RTL, que é detida pela Bertelsmann.

O valor do negócio não foi divulgado.

«Continuamos a investir e prosseguimos de forma consequente a nossa estratégia», disse o director do Directgroup Bertelsmann, Ewald Walgenbach, citado no comunicado.

O DirectGroup pretende, «através de uma combinação mais estreita entre o clube livreiro e o comércio de livros», ganhar novos clientes, segundo a mesma fonte.

O director do DirectGroup para a Europa Central e Europa do Sul, Fernando Carro, afirma no mesmo comunicado que a Bertelsmann «ampliou os seus canais de distribuição», depois de passar a ter também em Portugal lojas de venda directa ao público.

A Bertelsmann só vendia livros em Portugal de forma indirecta, através de agentes de vendas ou do correio, com o Círculo de Leitores, detido na totalidade pelo grupo alemão.

Carlos Resende Duarte, administrador da Bertrand, tinha confirmado ao «Correio da Manhã», na semana passada, que existiam «as negociações em curso», mas não quis revelar na altura mais pormenores, nomeadamente o valor do negócio. Foi ainda revelado que o negócio seria efectuado através do Círculo de Leitores, que pertence ao grupo alemão.

Confrontado com os rumores de que a maior rede de livrarias do país atravessa dificuldades financeiras – o que poderia explicar a venda –, Resende Duarte desmentiu e apenas adiantou que «o negócio deverá estar concluído em meados de Julho».

A Bertslsmann, que no ano passado comprou duas cadeias de livros em França, está a tentar melhorar os lucros. O grupo obteve receitas de «mais de 40 milhões de euros» em 2005 e empregou cerca de 400 pessoas

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio