Notícia
Air Luxor evita «default» na IATA
A transportadora aérea Air Luxor regularizou ontem o pagamento devido à câmara de compensação da IATA, onde são registados os montantes a cobrar e a receber por transacções realizadas entre agentes internacionais, incluindo os acordos realizados entre tra
A transportadora aérea Air Luxor regularizou ontem o pagamento devido à câmara de compensação da IATA (associação internacional de transporte aéreo) onde são registados os montantes a cobrar e a receber por transacções realizadas entre agentes internacionais, incluindo os acordos realizados entre transportadoras pela comercialização de bilhetes.
A 19 de Fevereiro, numa comunicação enviada mensalmente, a IATA informou as suas associadas de que a Air Luxor estava na lista das empresas que tinham montantes a regularizar para a "clearing house", câmara de compensação da instituição.
Em causa estava um valor de 391 mil euros. Segundo fontes contactadas junto de outras associadas, esta comunicação da IATA representa uma espécie de cartão amarelo em relação à transportadora em causa, não tendo de imediato consequências.
A empresa em causa tem um prazo para regularizar a situação, só se falhar esse prazo é que pode vir a ser penalizada ou mesmo excluída do sistema que permite transacções entre associadas da IATA, designadamente acordos de "interline" entre transportadoras para a venda de bilhetes. Fonte oficial da Air Luxor recusa ter entrado em incumprimento, na medida que a companhia efectuou o pagamento ontem, quando o prazo a partir do qual seria considerado "default" terminava amanhã, dia 27.
(Versão integral da notícia na edição de hoje do Jornal de Negócios).