Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AICEP vai ter delegação em Timor-Leste nos primeiros meses de 2015

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, afirmou que a entidade vai passar a ter uma delegação em Timor-Leste "nos primeiros meses de 2015".

Miguel Baltazar/Negócios
10 de Novembro de 2014 às 19:39
  • 2
  • ...

Miguel Frasquilho falava esta segunda-feira na apresentação do plano estratégico da AICEP, o qual prevê a presença da entidade em todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) até final do mandato da administração da entidade, em 2016. "Toda a CPLP vai ser coberta pela AICEP", afirmou.

 

Questionado sobre quando prevê a abertura de uma delegação em Timor-Leste, Miguel Frasquilho lembrou que este é "um dos países onde existe uma representação diplomática" e acrescentou: "apontaria para os primeiros meses de 2015".

 

"Sentimos que há muitas empresas em Timor que não têm tido a atenção devida", disse Miguel Frasquilho, referindo que há "muitas empresas portuguesas" a participar na reconstrução do país. Por isso, considerou importante a presença da AICEP naquela zona do globo para fortalecer as relações e a cooperação entre os dois países.

 

Sobre se o recente caso da expulsão de juízes portugueses de Timor-Leste poderá causar algum constrangimento na abertura da delegação no país, Miguel Frasquilho afirmou não ter encontrado "qualquer reserva" sobre o assunto por parte das entidades que tutelam a AICEP: vice-primeiro-ministro, Ministério da Economia e Ministério dos Negócios Estrangeiros.

 

"Não encontrei nas entidades que referi qualquer reserva em relação à nossa intenção, que nos parece do ponto de vista económico e do tecido empresarial português mais do que justificada. Não encontrei nenhuma reserva, nenhuma dúvida", sublinhou.

 

A Reflexão Estratégica da AICEP hoje apresentada passa assim por reforçar a sua presença mundial, criando igualmente uma rede de especialistas na captação de investimento estrangeiro. O objectivo é "apoiar de forma mais eficaz a internacionalização das empresas portuguesas e aumentar a captação e retenção de investimento em Portugal".

 

No que diz respeito à internacionalização, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal irá estar presente em 12 novos mercados, alargando a presença internacional para um total de 65 mercados.

 

Os novos mercados, além de Timor-Leste, são o Cazaquistão; Coreia do Sul; Equador; Gana; Guiné Bissau; Guiné Equatorial; Nigéria; São Tomé e Príncipe; Senegal; Finlândia; e Noruega. Além disso, a AICEP reforça a cobertura em 26 mercados, referiu a entidade em comunicado.

Ver comentários
Saber mais Miguel Frasquilho AICEP Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Timor-Leste
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio